Receitas

                                                                                    Imagem meramente ilustrativa

Pão de forma           (Este pão não fiz para meu filho e acho que não vou fazer por conta da quantidade de gordura, mas serve para outros erros que não tenham questões com a gordura)                      


Bom gente, como o principal cuidado que devemos ter com os pequenos que possuem doenças tipo a aciduria são referentes à alimentação eu sempre procuro receitas que possam ser utilizadas para meu pequeno.


Todas as receitas devem ser hipoproteicas, ou seja, com o mínimo de proteínas possível.


Muitas mamães vem me ajudando com essas receitas e aqui vou colocar a receita de um pão de forma. Este pão é feito para crianças com fenilcetonúria, outra doença de erro inato do metabolismo, a restrição também está relacionada a proteína, entretanto o aminoácido a ser evitado é a fenilalanina. Como tem sido difícil achar receitas que foquem em especial a leucina e como nem sempre consigo informações sobre a quantidade de leucina, contida nas receitas, tenho me apropriado das receitas destinadas aos pequenos Fenils (PKUs-Phenylketonuria), já que elas também são hipoproteicas.


Nesta receita consta a adição da farinha Rilla, esta farinha é hipoproteica, destinada, como já disse aos PKUs , mas como também já disse, não existem produtos voltados para a aciduria, então tive que me adaptar um pouco, ou melhor , muitão.




Neste site você pode encontrar mais informações sobre a farinha: http://www.vittafix.com.br/




Então vamos lá...




Pão de forma


(Da mamãe Marlene Medeiros)

200ml de água
2 colheres de sopa rasa de margarina
1/2 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de creme de leite,
1 colher de cafézinho de emustab e uma de liga neutra,
2 colheres de sopa rasa de açúcar refinado,
1 colher de cafézinho rasa de sal,
1 colher de sopa rasa de fermento em pó seco
Mais ou menos 200g de farinha Rilla, vai colocando aos poucos, para ficar uma massa não muito dura.

Modo de fazer:

Colocar 100ml de água quente na bacia da batedeira, colocar o açúcar e a margarina e o emustab,para derreter.

Acrescentar mais 100ml de água fria, oleo, mexer bem, colocar o fermento, mexer novamente e deixar uns 5 minutinhos para crescer, acrescentar a farinha, o sal, o liga neutra e o creme de leite, bater na batedeira em velocidade alta por alguns minutos. Colocar numa forma pequena (vai dar um pão pequeno), deixar crescer até dobrar de tamanho. Assar em forno bem quente. Quando retirar do forno cobrir com uma toalhinha e um plástico.

Nota da mamãe Marlene: - Parece que é muita gordura, margarina, óleo, creme de leite, mas a farinha rilla é tipo maizena, uma farinha seca, sem liga, ai assim o pão vai ficar bem macio.





Próxima receita....

Brigadeiro..... OBAAAAA!!!!!!
(Receita da mamãe Elaine Bramante) (Postada em 02/08/2012)


Esse brigadeiro é hipoproteico e ao faze-lo me senti muito, muito feliz, pois agora sei que meu filho poderá comer este doce tão apreciado por todos e que sempre faz a alegria da criançada. A receita é inusitada pois na verdade utiliza-se o granulado em vez do chocolate, já que nossos pequenos não podem consumir proteína, e algumas marcas de granulado trazem zero de proteína para certa quantidade, então aqui vão os ingredientes e o passo a passo:

100mg de chocolate granulado preto (HARALD) Usei um da garoto já q o foco era testar a receita.

100mg de chocolate granulado branco(MIL CORES uo KERRY) Esse granulado branco não achei na minha cidade então comprei um Dr. Oetker que vem os dois misturado e coloquei, acabou que ficou mais do preto que do branco, mas foi mesmo pra eu testar.

20ml de creme de leite (em medida caseira seriam 2 colheres de sopa, aproximadamente)

Derreter tudo, colocando de 30 em 30 segundos no microondas, mexendo bem até ficar homogêneo, fazer as bolinhas e passar no chocolate escuro ou em outro granulado que quiser, acho q dá pra variar.

15 gr de brigadeiro tem 12 de leucina.

Olha como ficou depois de uma sequencia de 5 vezes de 30 segundos no microondas. Cada vez que eu tirava eu misturava bastante.


Untei o prato com margarina, li que tinha que fazer isso em um livro da Dona Benta, rssssss



Despejei o brigadeiro para esfriar. 





Tentei fazer as bolinhas, rsss deu mais ou menos umas 12 de 15 grs, aí na foto só tem 11, onde será que foi parar a outra, rssss..... 


Por fim joguei uns granulados por cima, na verdade poderia ter ficado melhor a apresentação, mas é que só tô começando gente, rssssss Bom, agradeço mais uma vez a minha querida Elaine Bramante, um bj bem grandão p vc. 






Receita de biscoito de polvilho (24/08/2012)


Aqui está : 
1 xícara de polvilho azedo
1colher de chá de sal
1/2 xícara de água
1 colher de sobremesa de óleo (pela limitação do pequeno coloquei bem rasinha)



Em uma panela, ferva a água com o óleo. Misture o polvilho e o sal e depois jogue a água com o óleo fervendo por cima. Comece mexendo com o garfo em função da temperatura, assim que der meta mesmo a mão nassa e amasse até da ponto de enrolar os biscoitos, a massa quando está no ponto não fica mais grudando em sua mão.

Enrole como quiser, rolinhos, bolinhas, etc, segundo o blog, quanto mais fino mais crocante. Eu enrolei assim:



Depois que assou ficou assim:



Considerando que não tenho nenhuma prática culinária deu pra fazer direitinho, acho q da próxima vez vou enrolar mais fininho ainda. Ele assou rapido, foram uns 35 minutos, comecei com o forno bem alto e depois que eles inflaram eu baixei mais a temperatura. Vi em outro blog que tem a mesma receita com polvilho doce, quando eu fizer, eu posto aqui.

BOLO

Meu objetivo atual é conseguir uma receita de bolo e uma de pão para o pequeno, então hoje, em mais um dia de busca encontrei este site: http://vivianesorrisoc.blogspot.com.br/2012/06/bolo-sem-ovo-leite-e-manteiga-nem-oleo.html , resolvi então testar, afinal o bolo que ele descreve não leva nem leite, nem ovos, nem manteiga e nem óleo. Acontece que pela primeira vez resolvi arriscar e dar um toque pessoal, coloquei um substituto para o ovo e no fim das contas a receita ficou assim:

Ingredientes:
1 copo de açúcar (usei o de massa de tomate)
2 copos de farinha de trigo (aqui tenho que usar a farinha Rilla, que é hipoproteica, acho que ela faz o bolo ficar escuro, não fica bem como os bolos que conhecemos branquinho e macio)
1 colher de sopa de fermento (10 gr)
1 copo e meio de água

Ingredientes do substituto de ovo:
1/2 colher de sopa de suco de limão,
1/2 colher de bicarbonato de sódio,
2 colheres (sopa) de leite vegetal (usei aqui leite de arroz, que é o que posso usar)

Misturei os ingredientes do substituto de ovo, depois coloquei todos os ingredientes na batedeira e bati tudo ao final acrescentei o fermento

Assim ficou o bolo (levou uns 40 minutos pra assar):


 E por dentro ficou assim:



O gosto ficou semelhante a outro que tinha feito mas que levava óleo, agora acho que está tudo certo e não estou infringindo a dieta. Pretendo usar essa receita como base e tentar acrescentar ingredientes para melhorá-lo mais.

BOLO DE GOIABA
31 de agosto de 2011



Receitinha de hoje, indicada pela minha amiga querida Marlene Maria Medeiros Fraga, bolo de goiaba. Bom, algumas coisas deram certo outras não, rssss... acho q é a mão da cozinheira iniciante. 

Reduzi a receita para meia receita aí pode ter dado alguma alteração. Aqui a receita:

BOLO DE GOIABA
Ingredientes:

150g de farinha especial Rilla
80gr de suco de goiaba
4 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa de fermento Royal
8 colheres de sopa de açúcar refinado
½ colher de sopa de mel
2 gotas de essência de baunilha
Modo de preparo:
Bater o açúcar com a margarina, acrscentar a farinha Rilla, o mel e o suco de goiaba, batendo novamente.

Por fim acrescentar o fermento misturando bem.
Assar em forma untada 

Resolvi colocar nestas forminhas pequenas, tipo de cupcake, pois deu pouca massa já que reduzi pela metade. Nesta redução coloquei apenas duas colheres de margarina, usei uma light, e ficou 1,75 gr de gordura em cada bolinho. A parte de proteínas sei que é hipoproteico mas não fiz o cálculo.


Bom, eles murcharam um pouquinho no meio, mas ficaram bem fofinhos e gostosos.






BISCOITO DE POLVILHO
(DICA DE UMA TIA)
(5/09/2012)





Gente, fiz esse ontem, é outra receitinha de biscoito e para os pequenininhos é bem legal. Faço fininho pq o Arthur ainda não come maiores. Usei um saco plástico cortado na pontinha para colocar a massa na assadeira. 



Pode-se ajustar no sal, pode-se colocar também um pouco mais de gordura se quiserem, aqui é que não podemos.




Receita:

130gr de polvilho azedo,
100 gr de polvilho doce,
10gr de margarina (estou usando a Becel que é a que tem menos gordura)
2 gr de sal (Aproximadamente meia colher de café.
Modo de preparar:
Primeiro passo é escaldar o polvilho, então ponha o polvilho doce, o azedo e o sal em numa tigela e use aproximadamente 100 mls de água fervendo para escaldar, misture bem com uma colher e despois misture com a mão quebrando os grominhos que ficam.
Em seguida ponha a manteiga e coloque mais ou menos uns 120 mls de água morninha, digo 120 mls pq coloquei na medida de um copo de 200 mls e sobrou uns 80 mls, deve ficar depois em uma consistência de passar no furo do saco plástico.
Pegue um saco plástico, usei um daqueles que a gente compra o rolo p guardar alimentos, coloque a massa e faça um furinho e vá espremendo na assadeira, não precisa untar.
Coloque o forno em uns 200 graus e em uns 20 minutos ficará pronto, o ponto aqui foi um biscoito torradinho.´
Detalhe é que como deu 115 gr de biscoito a gordura que ficou em cada um é bem pouquinha, e a proteina tb.
Bom, ainda estou no começo, mas espero ajudar alguma mamãe.






MEU PRIMEIRO BISCOITO
(AHHHHHHH EU QUE CRIEI, RSSS...
07/10/2012) 







Gente, vcs não imaginam como eu estou feliz, consegui inventar uma receita de biscoito para o Arthur, peguei um pouquinho aqui um pouquinho alí e deu este biscoitinho que cortei com uns cortadores do Mickey pra fazer uma gracinha. Claro que não são os mais deliciosos biscoitos do mundo mas saíram legais, não me perguntem pq coloquei cada ingrediente, só fui colocando e deu no que deu, futuramente vou ajustando.


Receita:

100 gr +_ de farinha hipoproteica (Rilla)
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher de polvilho azedo
2 colheres de polvilho doce
2 colheres de vinagre de maçã (tinha visto uma receita que levava vinagre de maçã e resolvi colocar, não sei que efeito que dá)
1/2 colher de sopa de margarina (coloquei becel q é o que tem menos gordura , na verdade é creme vegetal)
1 colher de chá de fermento 
60 mls de suco de fruta (Coloquei de caixinha de pêssego que era o que eu tinha na hora, dilui com um pouquinho de água)


Misturar todos os ingredientes secos e passar na peneira. Colocar o suco e a manteiga amassar bem e por ultimo por o fermento, se achar necessário coloque um pouco mais da farinha de trigo ou do suco, mas vá colocando aos poucos para não desandar. Abrir a massa com um copo ou com um rolo e cortar, acho q dá pra fazer aquelas bolinhas e achatar também.

Bom, foi a primeira vez que fiz, então acho q dá pra ir melhorando, os que cortei e ficaram mais grossinhos acabaram ficando mais fofinhos, os que cortei menores ficaram mais crocantes, acho q assaram mais.


PÃO HIPOPROTEICO E HIPOLIPÍDICO
(21/10/2012) 



Gente, hj estou tão feliz, consegui fazer o primeiro pão hipoproteico e hipolipídico que deu certo, deu tão certo que agora a pouco tomei café com uma fatia que passei margarina e coloquei no microondas, meu pequeno comeu um pedaço hj e ficou tão feliz que entre um bolinho hipoproteico que eu dei e um pedaço do pão ele preferiu o pão, ficou pedindo até, rssss Então aqui vai a receita, ou melhor meia receita. Agradeço aqui a mamãe Aureneide Sousa Pereira e a Mamãe Marlene Maria Medeiros Fraga a primeira pela receita e a solidariedade com as mamães que tem pequenos como a filhota dela e a segunda pelo incentivo, conselhos e motivação uma amizade que cresce a cada dia.


Pão Hipoproteico/hipolipídico:

250 gr de farinha Rilla

10gr de margarina (uso a becel que tem 3,5 gr de gordura em 10 gr do produto,considerando q o pão deu 250 gr e que cortei fatias de 25 gr cada então eu tenho em média 0,35 gr de gordura da margarina por fatia, lembro q o pão é hipolipídico e não totalmente isento de lipídios)

4gr de sal ou seja 1/2 colher se chá de sal

6 gr de açúcar

3 gr de fermento dissolvido em água morna (aqui faço uma observação, a água tem que ser literalmente morna, tipo pra mamadeira de neném, pq do contrário ela corta o efeito do fermento)

1 copo de água

Além disso, apesar de não ter na receita acrescentei 1 colher de chá de liga neutra, aquela que vai em sorvete.

Modo de preparar:

Bater tudo no liquidificador até o ponto de maionese e depois colocar na assadeira e deixar crescer, acabou que ficou crescendo 2 hrs pq sai pra almoçar. Pra crescer eu coloquei na forma e enrolei em um pano de prato e coloquei no forno, desligado é claro, rsss só pra crescer.

Coloquei para assar, bom aí assou, assou, assou e continuou branco, rsssss depois de conversar com minha amiga Marlene, acabei resolvendo tirar, tava já torrada a casca, mas dentro tava macio. Minha amiga disse pra eu cobrir com um pano e colocar um saco plástico por cima, aí fiz isso e mais tarde quando tirei tinha ficado mais macio até por fora. Resumindo apesar de não ter ficado corado o pão ficou bem gostosinho, e vou tentar acrescentar um corante amarelo gema da próxima vez que fizer. Estou de fato feliz e meu filho também.


CUSCUZ DE TAPIOCA




Então, quem é aqui do Nordeste do Brasil conhece bem o cuscuz de tapioca, eu particularmente amoooo. Bom, ele leva tapioca, leite condensado, leite de coco, leite e outras coisas mais, a depender de quem faz. Bom, como é óbvio para o Arthur tirando o açúcar e a tapioca o resto é impossível então resolvi adaptar, rsssss Não misturei direito por isso ficou uma manchinha branca no fundo, rsss mas fiz assim:
1 xícara de água
1 colher de sopa de pó para preparo de sorvete de leite condensado
2 colheres de preparo para Milk Shake (Xuky) de coco
1 xicara de farinha de tapioca
1 medida de Nan 1

Bom, eu resolvi ferver a água com o Xuky, o pó para sorvete e depois que ferveu eu acrescentei o Nan, queria que funcionasse como o leite. Não coloquei açúcar pq o Xuky e o pó para sorvete já são doce. 
Despejei por cima da farinha de tapioca em uma vasilha e esperei uma hora, quando desenformei estava assim, durinho, ficou bom, tá faltando um pouco de cremosidade, será que valia a pena colocar um pouco de maisena gente? Bom, de toda forma ficou legal, agora é aprimorar. Ah ficou amarelo por conta do pó para sorvete.

MAIS BISCOITOS




Novos Biscoitinhos:

A mistura que tentei fazer dessa vez foi:
1 xícara de farinha de tapioca,
1 xícara de Fécula de mandioca,
1/2 xícara de açúcar mascavo

1 colher de sopa de liga neutra
1/2 colher de sopa de fermento
80mls de leite de arroz.

Misturei tudo na mão, cortei com os cortadores de biscoito e assei.

Pontos positivos:
O sabor ficou melhor do que aqueles que tentei anteriormente,
No dia eles ficam macios.

Pontos negativos:

No outro dia estão hiper duros, botei no microondas e amaciou um pouco.

Acho q dá pra fazer com a mesma quantidade de suco de fruta em vez do leite de arroz.

Agora não sei o que faço pra dar mais maciez, já que não posso ovos, gordura e nem liga neutra.

Ah a minha insistência nos biscoitos é que aqui na minha cidade biscoito é tradição.





MURFFINS DE AMEIXA E MEL









NÃO FUI EM QUEM FIZ - Começo logo dizendo isso pra ficar claro que esta delícia fofa quem fez foi minha amiga Marcia Leticia Souza, delícia meeeessssmmmmmo, e aqui vai a receita:

Muffins de Mel e Ameixa

170 g de farinha Rilla (farinha hipoprotéica)
55 gr de Maisena

15 gr de fermento
160 g de mel
280 g de purê de ameixa
5 gr de goma agar agar
40 gr de creme de leite
20 mls de água


OBS: O creme de leite que uso tem 2, 3 gr de gordura a cada 15 gr, assim deu no total da receita 6,9 gr de gordura. Considerando que deram 12 bolinhos com um tamanho bom nós temos ao todo aproximadamente 0,5 gr de gordura do creme de leite em cada bolinho.

BOLO DE BAUNILHA
(16 DE NOVEMBRO DE 2012)

Mais um receita que uma amiga desenvolveu pra mim.

NÃO FUI EM QUEM FIZ

Bolo de Baunilha:
125 gr de Farinha Rilla (Farinha Hipoproteica)
75 gr de maizena
50 gr de polvilho
180 gr de açúcar
1 gr de sal
1 gr de goma agar agar
12 gr de fermento
200 gr de água
110 gr de creme de leite Ligth
10 gr de essência de baunilha
Peneire os secos e coloque em batedeira acrescente o creme de leite a água e a essência de banilha.
Untar a forma com Creme de Leite e polvilhar polvilho doce ou o preparado de trigo.

OBS: A receita rende 2 bolos ou seja em torno de 
55 gr de por bolo, cada um com cerca de 390 gr, assim dá cerca de 8,4 gr de gordura por bolo, separei fatias de 25 gr assim fica o total de 0,54 gr de gordura reativa ao creme deleite.De toda forma acho q dá pra depois diminuir um pouco a quantidade de gordura.


SOBREMESA DO ARTHUR
(08 de Dezembro de 2012)




Gente, então eu hoje tentei fazer o iogurte da Marlene Maria Medeiros Fraga, dai resolvi fazer uma receita sem nada de gordura para o Arthur, então peguei como base a receita da Marlene e acabei fazendo meio que um mingau de maisena com calda de morango, foi mais ou menos assim:


Receita:

400 ml de água 
3 colheres de sopa de maisena 
2 medidas de Nan 
1 medida de açúcar
4 colheres de sopa de Nesquik
+ 0u - 1/2 colher de chá de águar - águar

Coloquei na panela tudo e fui mexendo para fazer o mingau. Aí coloquei no fundo do potinho uma colher de geleia de morango, daquelas que a gente compra em supermercado, e depois de ter esfriado mais o mingau coloquei no potinho e na geladeira. O Arthur gostou e a mamãe tirou um pedacinho ali da ponta e achou legal também, a o papai também gostou e no dia seguinte ficou mais gostoso ainda geladinho. Claro q por não ser um mingau feito com leite não fica tão cremoso, mas fica legal pra criançada, principalmente p quem não pode gordura, além da proteína.


BISCOITO/BOLACHA DE FARINHA DE MANDIOCA
Também conhecido com Corujas.

Essa receita peguei de um livro virtual lindo, ele foi escrito por Janaína Lopes Rodrigues, uma mamãe linda que tem uma filhota mais linda ainda com alergia alimentar.
Bom a receita original pede que as corujas sejam enroladas em rosquinhas e fritas, mas por aqui não posso fritar no óleo e por isso fui pra panela que frita sem óleo. Bom, não temos nessa panela nada parecido com um belo kibe frito na gordura, fica algo entre o assado e o frito, mas os biscoitinhos/corujinhas saíram legais mesmo assim.

Aqui a receita:

2 xícaras de farinha de mandioca
1/2 xícara de açúcar
3/4 de xícara de água quente para escaldar
canela em pó e açúcar para polvilhar (acabei nem colocando, rsss)

Numa tigela misture a farinha de mandioca e o açúcar, coloque a água aos poucos, misturando com a colher no começo. O ideal é que forme uma massa em condições de modelar com as mãos. Molde pequenas roscas finas, frite quando estiver douradinha, polvilhe com açúcar e canela.
Como disse por aqui não podemos frituras então foi pra panela mesmo.

Aqui a foto antes de ser "frita" 

E aqui depois de prontos

Ah cortei com cortadores de biscoito.

BISCOITO DE COCO
(Apesar de não ter usado coco eu amei essa receita)



6 colheres (sopa) de farinha de trigo ( Bom para farinha Rilla tive que usar 8 colheres de sopa)
2 colheres (sobremesa) de creme vegetal (usei Becel)
2 colheres (sopa) de açúcar refinado (não usei bem cheia.
2 colheres (sopa) de coco seco ralado (não usei)
1 e ½ colher (sopa) de mel (Usei mel Karo , valeu amiga Ana Ak, rsss)

Misture todos os ingredientes em uma tigela até ficar uma massa consistente. Faça pequenas bolinhas e coloque em uma forma untada com creme vegetal. Achate com um garfo. Leve para assar em forno médio, preaquecido, até dourar. Se desejar, coloque damascos ou cerejas para decorar. Fonte – Comunidade do Orkut “Meu filho é alérgico a leite”, retirado do livro da minha amiga Janaina Lopes Rodrigues, valeu amiga, ficaram bem gostosas. Detalhe eram pra ser redondinhos e depois achatados mas derreteu com a farinha Rilla..



PANETONE  - Receita da minha amiga querida Marlene Maria.
(23/12/2012)

Gente essa receita apesar de ter muitos ingredientes é bem fácil de fazer e fica muito gostosa. Amei e vou fazer ela em outros momentos. Obrigada a minha amiga Marlene Maria que elaborou a receita.




Mini Panetone 
1º Passo: Fazer a “esponja” com:
100ml de água morna
1 colher de sopa de açúcar
1colher de sopa rasa de fermento biológico seco em pó, 
2 colheres de sopa de farinha de arroz  (pode ser Rilla)
Preparar esta mistura e deixar crescendo enquanto prepara o passo seguinte:

2º passo:
Num recipiente amassar 40g de banana prata 
5 colheres de sopa de açúcar
½ colher de sobremesa de emustab
½ colher de sobremesa de CMC (carboximetilcelulose)
1 colher de sopa de margarina sem sal
1 pitada de corante amarelo gema ou pó de flan de baunilha 
1 pitadinha de sal (se usar margarina com sal não precisa colocar a pitada de sal)
1 colher de sopa de creme de soja ou de de leite
Amassar bem todos os ingredientes do 2º passo e acrescentar na esponja juntamente com 100ml de água fria e 1 medida de leite Nan1 
Misturar bem e ir acrescentando 280g farinha Rilla , misturar e bater na batedeira por alguns minutos. Deixar crescer até dobrar de tamanho, enquanto isso deixar 100g de passas de molho em essência de rum ou baunilha, quando a massa estiver crescida, escorrer as passas numa peneira e acrescentar na massa, misturar bem e colocar nas forminhas, 1 colher de sopa bem cheia em cada, pode usar frutas cristalizadas juntamente. 
Deixar crescer até a massa ficar próxima das bordas da forminha. 
Assar em forno quente pré aquecido, assei em 280 graus, com farinha normal não precisa usar tanta temperatura, mas com a farinha hipoprotéica Rilla é preciso senão poderá baixar ao assar.
Assar até ficarem douradinhos.

Essa é a receita original, na verdade eu só usei fruta secas, que hidratei com um pouco de água e de essência de baunilha. Além disso não encontrei forminhas pequeninas, então usei umas maiorzinhas colocando duas colheres de sopa em cada.

PÃEZINHOS DE MANDIOCA
Receita Nota 10



Gente, ganhei essa receita da Simone , não sei de onde é, talvez de alguma APAE, assim que souber vou colocar aqui. Então, imagina uns pãezinhos fofinhos e gostosos, só faltou um pouquinho de sal.
Receita:
Massa:
150 gr de mandioca ou de batata doce (1 pedaço grande)
30 gr de maisena (2 colheres de sopa cheias)
10 gr de farinha de trigo – usei farinha Rilla (1 colher de sopa rasa)
10 gr de margarina (02 colheres de chá rasas) Usei becel.
10 gr de fermento de fermento Royal ( 1 colher de sopa rasa)
Modo de fazer:
Cozinhe e passe a mandioca pelo espremedor (amassei no garfo mesmo). Junte os outros ingredientes e divida em 10 bolinhas (aqui deu 13) leve para assar por uns 25 a 30 minutos. Na verdade como coloquei margarina sem sal ficou sem sal, na próxima ponho uma pitadinha. Mas ficaram saborosos e bem macios, nota 10.
REFIZ ESSA RECEITA USANDO A MESMA QUANTIDADE DE BATATA BAROA/MANDIOQUINHA, ACHEI Q FICOU MELHOR COM O GOSTINHO MAIS SUAVE. DUAS AMIGAS FIZERAM COM BATA DOCE E AÇÚCAR E ACHARAM QUE FICOU ÓTIMO.


BOLO DE CENOURA
(30 de dezembro de 2012)


Feliz demais com a última receitinha do ano. 

Bolo de Cenoura, essa receita também foi me passada pela Simone Allan Arede, mil obrigadas amiga.
Na verdade eu era meio frustrada com bolo de cenoura, rsssss.... Ele é um bolo que normalmente dá para quem tem dieta hipoproteica, entretanto, nunca consegui uma receita que não usasse no mínimo 1/2 xícara de óleo, o que é MUITO para nós aqui, não é amiga Maria Joao Ramos?. Bom, ao ver essa receita que só usa 1 colher de sobremesa de óleo fiqeue muito feliz. Aqui está a receita:
Bolo de Cenoura:
Massa:
300 gr de cenoura (02 unidades grandes) - Eu ralei as cenouras.
200 gr de maisena (10 colheres de sopa cheias)
120 gr de açúcar (05 colheres de sopa cheias)
100 gr de banana (2 unidades grandes) Bom, eu não usei pq como vcs vão ver no preparo é só um complemento, mas acho q fica muito bom se usar.
20 gr de fermento em pó (Royal) 2 colheres de sopa rasas.
5 gr de óleo (1 colher de sobremesa)
1/2 xícara de água.

Modo de preparar:

Bata no liquidificador a cenoura e a água. Despeje numa vasílha e acrescente a maisena, o óleo, o açúcar e o fermento. Misture bem. (EU PAREI AQUI, E JÁ COLOQUEI PARA ASSAR). CONTINUANDO A RECEITA..... Caramelize uma forma com um pouco de açúcar e forre com banana cortada em rodelas finas. Coloque a massa. Asse por 30 minutos em fogo baixo. Eu coloquei em forno pré aquecido, aí coloquei 3 minutos pra assar em fogo baixo, mas achei q não tava assado ainda e coloquei mais uns 10 em fogo médio, mas aí vai depender do fogão. 
Pode-se colocar no lugar da banana abacaxi.
Esses pequeninhos aí da foto foi que coloquei p assar numa maquininha de pop cake que tenho.
Gostei bastante da receita o bolo ficou bem fofinho, INFELIZMENTE NO DIA SEGUINTE, POR CONTA DA MAISENA O BOLO FICOU MEIO DURO, VOU TENTAR DEPOIS COM FARINHA RILLA.


CHEGOU 2013




Diário de uma Promessa

                              Atualizado: há ± 3 meses
POR ADRIANA FERRAZ CHAVES

Bom, minha promessa de ano novo foi... Testar pelo menos uma receita por semana para meu pequeno metabólico... Então aqui está o álbum com o diário, ou melhor, o semanário, da minha promessa.








SEMANA 1 - Data da receita: 04 de janeiro de 2013.
Receita: Bolo de maçã
Fonte: Mamãe, amiga, e conselheira 
Maria Joao Ramose seu filho meu querido Hugo.

Receita:

Bater no liqüidificador 2 bananas amassadinhas,
as cascas de 2 maçãs pequenas,
1 colher de sobremesa de becel
meia xícara de leite desnatado - Eu usei leite de arroz

Em uma vasilha, misturar 1 xícara de farinha de trigo (Aqui usamos farinha Rilla),
1 xícara de açúcar (para o meu gosto da pra colocar um pouquinho menos),
1/2 colher (sopa) de fermento,
1/2 colher (sopa) de canela em pó e 
uma pitadinha de sal. 
Juntar a mistura líquida aos sólidos e mexer. Por último, juntar as maçãs em quadradinhos e levar ao forno cerca de 15 min.(Por aqui foram 20 minutos)

Dica da mamãe Maria João Ramos, colocar a massa em uma forma de maneira que fique bem fininha a massa. Vejam nas fotos a seguir que o bolo ficou fininho.

O resultado ficou ótimo e meu marido fica comendo toda hora, fiquei emocionada com isso, rssss.

O DIA SEGUINTE:
O Bolo continua bom e macio, nem sempre eles ficam bons no outro dia, mas este ficou.


           













SEMANA 2 - Data da receita: 11 de janeiro de 2013.
Receita: Pão de mistura
Fonte: Mamãe, amiga, conselheira e grande cozinheira Marlene Maria Medeiros

Bom, a promessa era colocar aqui as receitas q eu testasse, eu testei essa e não deu certo, mas não é pela receita, acho q é pela cozinheira pois o da Marlene deu certo, rssss. Mesmo assim vou postar.
Receita:
200ml de água morna, 
1 cs e meia rasa de açúcar, 
2 cs rasa de margarina, 
1c cafeziho de emustab, 
mistura tdo e coloca 2 cs de farinha e mexe bem pra fazer a espuma, epsera uns minutos coloca o resto da farinha, não medi mas até a massa ficar bem firme o sal e bate bem, coloca nas forminhas e deixa crescer, assa em forno bem quente
A Farinha foi feita com essa mistura:
200g de maisena (amido)
200g de polvilho doce
100g de fécula de batata
100g de farinha de arroz
50g de liga neutra




SEMANA 3 - Data da receita: 16 de janeiro de 2013.
Receita: Pão de Farinha Rilla
Fontes: Achei em alguns sites na net.

Bom, mais uma vez testei fazer pão e.... Deu certo, rsssss. Bom, a massa foi muita, normalmente prefiro não reduzir a receita na primeira vez q faço pq vai q erro em alguma proporção aí q não vai dar certo mesmo, rsss
Fiz em uma forma de bolo, em função da quantidade de massa. Ah tá amarelinho assim pq coloquei uma pitadinha, pitadinha mesmo, de corante amarelo ovo.
Coisas legais:
1- Cresceu bastante
2- Ficou fofinho por dentro
3-O gosto ficou legal, na verdade é bom acrescentar mais um sabor, pois o sabor é suave, se ele pudesse comer manteiga seria bem legal. 

Vamos a receita, achei em alguns sites na net:

Ingredientes
400g de farinha Rilla
100g de maisena
01 tablete (7g) de fermento biológico instantâneo r
2 colheres (sopa) de açúcar
01 colher (chá) de sal
450ml de água morna
02 colheres (sopa) de óleo (Aqui vem o detalhe.... Uma colher de óleo ou de azeite tem 12 gr de gordura, uma colher de margarina BECEL tem 3,5, então adivinhem o que eu usei? Rssss a Becel, eu derreti ela na água)
Modo de preparo
Misturar os ingredientes secos, acrescentar a água morna com o óleo e bater até a massa ficar cremosa. Colocar na forma de pão (tamanho grande) ou retangular (para bolo). Pincelar com óleo (Não pincelei com óleo, borrifei bem pouquinho mesmo água, rssss nem sei pq), cobrir a forma com pano e deixar fermentar por vinte minutos. Assar em forno médio pré-aquecido, até ficar levemente dourado (30 minutos).
A nota que dou é 8, rsssss hj a noite comi com manteiga, esquentei no microondas e ficou uma delícia.









SEMANA 4 - Data da receita: 23 de janeiro de 2013.
Receita: Bolo de abóbora
Fonte: Eu mesma inspirada no bolo de abóbora da padaria e no bolo de maçã da amiga Maria João Ramos.

Bolo de abóbora.

Ontem fui a uma padaria e vi um bolo de abóbora, comprei, achei a ideia legal, estava gostoso. Lembrei do bolo de maçã e resolvi tentar fazer algo do gênero para o Arthur.

Quanto a cor, maciez e e crescimento e textura saiu ótimo, quanto ao sabor saiu muito doce,então depois vou tentar novamente reduzindo a quantidade de açúcar.

Aqui vai a receita:

150 gr de abóbora cozida (peguei a que tava com mais cara de ser macia e docinha)
1 colher de sobremesa de becel
1/2 xícara de leite de arroz
1 xícara de farinha de trigo (Rilla)
122 gr de açúcar (dá menos que uma xícara, mas vou usar menos ainda da próxima vez)
1/2 colher de fermento

Modo de fazer:

Cozinhar a abóbora até ficar bem molinha, esperar esfriar. Bater a abobora no liquidificador com o leite de arroz e a margarina.
Misturar a parte o fermento, a farinha de trigo e o açúcar e depois acrescentar a mistura do liquidificador. Misturar tudo e levar ao forno, no meu forno foram uns 40 minutos em temperatura entre baixa e média.















SEMANA 5 - Data da receita: 27 de janeiro de 2013.
Receita: Biscoito de batata doce e maizena.
Fonte: Eu mesma.

Receita:

200 gr de batata doce cozida e amassada,
1/2 xícara de açúcar,
1 pitada de sal,
140 gr de maizena (amido de milho),
1/2 colher de sopa de fermento (tipo Royal)
30 mls de leite de arroz

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes, modele pequenas quantidades de massa, arrume em forma untada, ou em forma antiaderente. 
Assar em forno médio por uns 25, 30 minutos,mas cuidado pra não assar muito pq a maizena amarga se assar muito nessas receitas.
Não ficou duro, ficou macio por dentro e bom pra tomar com um cafezinho, rssss.

SEMANA 6 - Data da receita: 03 de fevereiro de 2013.
Receita: Docinho cremoso de abóbora
Fonte: Eu tentando aproveitar a sobra de outra receita que não deu certo, rssss

Bom, tenho que contar o que ocorreu, na verdade a receita era de pão de abóbora, que pra variar não deu certo, ficou duro como todo pão Rilla, que não dá certo, rssssss Sei que tem os que dão certo mas comigo os que não dão certo sempre ficam duros, rssss

Receita: 
150 gr de abóbora cozida amassada
60 mls de leite de arroz 
1 colher de sopa de maizena
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de agár - agár

Misturei a abóbora cozida com o leite de arroz, a maizena e o açúcar e coloquei no fogo, mexendo bastante, depois de quente e borbulhando eu acrescentei o agár - agár, ficou bem pastoso com a testura de brigadeiro q a gente come nessas festinhas de crianças nesses copinhos, só que mais saudável, rssssss Ah o Arthur e o papai e a mamãe dele comemos tudinho, rssss



SEMANA 6 - Data da receita: 09 de fevereiro de 2013.
Receita: Pão
Fonte: Mamãe Aureneide Sousa Pererira, com uma adaptação minha que não deu certo.

Gente esse pão da Aureneide é bem legal só que dessa vez eu quis testar algo e coloquei 100 gr de batata doce mas no fim não deu certo, achei meio insosso, já tinha feito ele, tem até em outro albúm aqui, eu só quis testar de outra forma pq achei que era uma boa base, vou tentar novamente outro dia.

Pão Hipoproteico/hipolipídico:
250 gr de farinha Rilla
10gr de margarina (uso a becel que tem 3,5 gr de gordura em 10 gr do produto,considerando q o pão deu 250 gr e que cortei fatias de 25 gr cada então eu tenho em média 0,35 gr de gordura da margarina por fatia, lembro q o pão é hipolipídico e não totalmente isento de lipídios)
4gr de sal ou seja 1/2 colher se chá de sal
6 gr de açúcar
3 gr de fermento dissolvido em água morna (aqui faço uma observação, a água tem que ser literalmente morna, tipo pra mamadeira de neném, pq do contrário ela corta o efeito do fermento)
1 copo de água (coloquei 2 copos de 100 mls batido com cenoura)
Acrescentei na massa 100 gr de batata doce, se alguém quiser fazer essa receita recomendo fazer sem a batata doce.
Além disso, apesar de não ter na receita acrescentei 1 colher de chá de liga neutra, aquela que vai em sorvete.
Modo de preparar:
Bater tudo no liquidificador até o ponto de maionese e depois deixar crescer. Pra crescer eu coloquei na forma e enrolei em um pano de prato e coloquei no forno, desligado é claro, rsss só pra crescer. Assei por uns 40 a 50 minutos.













SEMANA 7 - Data da receita: 14 de fevereiro de 2013.
Receita: Pão de mamão (é isso mesmo, rssss)
Fonte: 
http://maquinadepao.blogspot.com.br/2011/11/pao-de-mamao.html

Receita

3 xícaras (chá) de farinha de trigo (usei Rilla)
2 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (chá) de fermento biológico granulado seco
¾ xícara (chá) de suco de laranja (coloquei 3 laranjas e completei com água pra dar 180 mls)
1 colher (sopa) de leite em pó (duas medidas de nan 1)
½ xícara (chá) de mamão papaya amassado
3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga (coloquei 20 gr de becel)
1 ovo (Não coloquei, coloquei 1 de cafezinho de emustab e uma de cafezinho de liga neutra)

Adicione todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, o mamão, os secos e por último o fermento. programe o ciclo Básico ou Sanduíche.



SEMANA 7 - Data da receita: 14 de fevereiro de 2013.
Receita: Pão de mamão (é isso mesmo, rssss)
Fonte: 
http://maquinadepao.blogspot.com.br/2011/11/pao-de-mamao.html (FIZ ADAPTAÇÕES, estão na foto anterior)











SEMANA 8 - Data da receita: 21 de fevereiro de 2013.
Receita: Bisnaguinha
Fonte: Livro Autismo Esperança pela Nutrição, de Cláudia Marcelino, receita na página 231 do livro.


Por questões relativas a direitos autorais prefiro não colocar a receita aqui, entretanto adianto desde já que o resultado não foi legal, a receita leva clara de ovos , não podia colocar e não achei um bom substituto.







SEMANA 9 - Data da receita: 26 de fevereiro de 2013.
Receita: Bolo de microondas
Fonte: Mamães 
Vanilda Alves da Silva e Joselma Freitas
Receita

bolo de caneca ou microondas 30mg
1 caneca de 300ml
1 colher de sopa de creme de leite, 17mg
3 colheres de sopa de farinha rilla, 13mg
3 colheres de sopa de açucar
2 colheres de sopa de óleo (usei margarina Becel)
5 colheres de sopa de suco de laranja
1 colher de café de fermento royal

misture tudo na caneca até ficar homogeneo
leve ao microondas por 2minutos e trinta segundos
deve ser consumido ainda quente.
se deixar esfriar, jogue uma colher de sopa de agua em cima e reaqueça no microondas
mas melhor consumo imediato!

Bom o resultado foi ótimo, apesar de ter queimado por dentro já q deixei mais tempo do que poderia, entretanto não é umareceita que de fato dá para nós pois leva creme de leite e margaria e a unidade que resulta é muito pequena, ou seja muita gordura para pouco alimento. Tentei refazer usando outros ingredientes mas ainda não deu certo.


SEMANA 10 - Data da receita: 08 de março de 2013.
Receita: MUFFINS OU CUPCAKES 
Fonte: 
http://www.drashirleydecampos.com.br/imprimir.php?noticiaid=8000

MUFFINS OU CUPCAKES

Ingredientes
110g farinha de trigo Rilla
3 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (chá) fermento pó (Royal)
1/2 colher (chá) bicarbonato
1/2 colher (chá) canela (+/- 0,15g)
1/4 colher (chá) sal
3 colheres (sopa) óleo (usei 2 colheres de sopa de margarina Becel)
66 mL água
80g frutas em pote, Nestlé (Babyfood) (coloquei um potinho todo, já que reduzir muuuuito na gordura)

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes secos e reserve. Em outro recipiente misture todos os
ingredientes líquidos. Junte aos poucos as duas misturas. Coloque em forminhas e
asse em forno médio (200º C) de 15 a 18 minutos.

Rendeu 8 unidades e ficaram bem gostosos e fofinhos, o Arthur amou comer boio.


SEMANA 11 - Data da receita: 15 de março de 2013.
Receita: Beijinhos de arroz e coco
Fonte: Minhas amigas Marlene e Mônica
Beijinho de coco e arroz

2 xícaras de arroz cozido sem sal e óleo somente com água. (Detalhe, cozinhei 2 xícaras, o que me rendeu umas mil de arroz cozido, então só pra lembrar vc precisa de duas xícaras já cozidas, afinal arroz rende bastante.)

Bater no liquidificador com 1 xícara de água até virar uma pasta.
Colocar numa panela e acrescentar
1/2 xícara de açúcar
1 c s de margarina sem sal (não coloquei pq quando fui ver a minha tava vencida, kkkk)
1 a 2 c s de coco ralado (como não coloquei a margarina acabei deixando duas colheres de coco ralado)
Levar ao fogo e mexer até desprender do fundo da panela, ponto de beijinho
Deixar esfriar e enrolar no coco ralado ou no açucar cristal (nem enrolei com nada, já tava bem docinho e já tinha coco suficiente pra nosso caso, pra uma festinha acho que dá pra por uns confeitos)
Rendeu 25, pq fiz uns menorzinhos p dar ao Arthur.
Conclusão .... é muuuuuito legal essa receita.



SEMANA 12 - Data da receita: 20 de março de 2013.
Receita: Biscoito de abóbora
Fonte: Mamãe 
Adriana Marchesin.

A receita é legal mas o resultado não ficou bom pra mim, acho q a abóbora tinha muita água. Aqui o link da receita.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151333470275036&set=o.281575551969259&type=1&theater






SEMANA 13 - Data da receita: 28 de março de 2013.
Receita: Broa de polvilho
Fonte: Mamãe querida 
Aureneide Sousa Pereira.

A receita da Aureneide é assim
leite de 1/2 coco
1/2kg de goma
1/4kg de açúcar
Mistura modela e assa.

A minha ficou assim:
200 mls de leite de arroz
130 mls de água
1/2kg de goma doce
1/4kg de açúcar
Mistura modela e assa.
Detalhe misturei primeiro o leite de arroz, com o açúcar e a goma (polvilho), mas não deu ponto, aí fervi água e coloquei, a massa ficou boa de amassar mas com o tempo resseca. Dividi a massa em 3 e acrescentei 1 colher de toddy em uma parte e uma de nesquik em outra, tudo dentro dos limites que podemos. Ah sobrou um pouquinho de massa de cada parte eu juntei e cortei pequenininho, no fim esses pedacinhos ficaram bem gostosinho e crocante.
Rachou um pouco, principalmente os que assei por último, os naturais, talvez precise de um pouco mais de líquido.


SEMANA 14 - Data da receita: 01 de abril de 2013.
Receita: Era pra ser de ovo de páscoa, rssss
Fonte: Mamãe Daniele Amaral


INGREDIENTES:
01 Xícara de açúcar
03 Colheres de sopa de Xuky (usei duas de toddy e uma de néscau)
01 colher de chá de óleo (advinha..... Não usei, rssss)
02 a 05 colheres de água quente

PREPARO:
Misturar todos os ingredientes em um recipiente e levar ao banho-maria.
Mexer bem até obter uma massa líquida, adicionando água-quente se for necessário.
Manter a massa em banho-maria e retirar aos poucos com uma colher para colocar em formas com motivos de Páscoa.
Ao retirar do banho-maria a massa tende a endurecer.

Bom, como viram, usei uma forma da minha amiga
Bianca Cristina (pra quem quiser ela tem lindas formas, rsss).Usei açúcar cristal, então ficou meio crocante. Acho q não ficou ainda ideal como opção para o chocolate... mas ainda chego lá... Se Deus quiser....



SEMANA 15 - Data da receita: 07 de abril de 2013.
Receita: Biscoito de polvilho
Fonte: Minha tia Zéi q me ensinou.

Na verdade já até tinha essa receita lá no blog, mas é que quem fez da outra vez foi minha tia, e dessa vez eu fiz e resolvi testar colocando a batata doce.

Receita:

130gr de polvilho azedo,
100 gr de polvilho doce,
10gr de margarina (estou usando a Becel que é a que tem menos gordura)
5 gr de sal (Aproximadamente meia colher de café.)
42 gr de batata doce (1 parte, em relação a minha tabela de leucina)
Modo de preparar:
Primeiro passo é escaldar o polvilho, então ponha o polvilho doce, o azedo e o sal em numa tigela e use aproximadamente 100 mls de água fervendo para escaldar, misture bem com uma colher e depois misture com a mão quebrando os grominhos que ficam.
Em seguida ponha a manteiga e coloque mais ou menos uns 120 mls de água morninha, digo 120 mls pq coloquei na medida de um copo de 200 mls e sobrou uns 80 mls, deve ficar depois em uma consistência de passar no furo do saco plástico.
Pegue um saco plástico, pode usar um daqueles que a gente compra o rolo p guardar alimentos, coloque a massa e faça um furinho e vá espremendo na assadeira, não precisa untar.

Rendeu 260 grs de biscoito, ficaram bem gostosinhos, dava p por um pouquinho mais de sal, mas o Arthur é pequenininho ainda, nem precisa.
 — com Joselma Freitas.














SEMANA 16 - Data da receita: 17 de abril de 2013.
Receita: Bolinho de tapioca
Fonte: Loucura da mamãe do Arthur que não tinha ingredientes para fazer esse pão de batata aqui 
http://blog.veganana.com.br/search/label/Pao

Receita:
1/2 xícara de fécula d batata (80 gr)
1/2 xícara de farinha de tapioca (45 gr)
1/2 xícara de arrozina (55 gr)
1 colher de sopa de óleo (usei 7,5 mls de azeite)
1 colher e meio de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1/4 de xícara de açúcar mascavo (acho que podia por só um pouquinho mais)
1 colher de chá de emulsificante
170 mls de água morninha

Preparo:

Misture as farinhas, o sal e o açúcar em uma bacia, coloque a água morna, misture. Acrescente o azeite, misture. Acrescente o fermento e o emulsificante, misture.
Coloquei para assar em uma forma de silicone da minha amiga 
Bianca Cristina, depois que assou uns 12 minutos tirei da forma e coloquei mais uns 10 a 13 minutos para terminar de assar. Forno médio.



SEMANA 17 - Data da receita: 21 de abril de 2013.
Receita: Biscoito de mel
Fonte: Não sei exatamente onde peguei a receita base, se alguém for dono de uma receita semelhante me avisa, mas fiz diversas adaptações.

Biscoito de mel
6 colheres de sopa de farinha de trigo
12 gr de margarina Becel (2 colheres de sobremesa)
2 colheres de açúcar (coloquei açúcar mascavo) acho que dá pra reduzir um pouco
1 e ½ colher de sopa de mel (coloquei mel Karo)
1 colher de sopa de fermento (resolvi acrescentar depois de conversar com a 
Marlene Maria Medeiros Fraga)
10 gr de banana (Resolvi acrescentar pra conseguir da ponto na massa)

Misture todos os ingredientes, a massa ficou meio grudenta, mas consegui fazer as bolinhas, fiz bolinhas de aproximadamente 8 gr. Assei em uma forma de teflon que não precisa untar. Assou muito rápido, quase queima rsss em uns 9 minutos assaram, no forno médio.

Hoje é terça feira e ainda estão macios então estes biscoitinhos ganharam bastante crédito comigo, só preciso reduzir um pouquinho o doce, mas isso é pra meu gosto.



SEMANA 18 - Data da receita: 30 de abril de 2013.
Receita: Biscoito de limão
Fonte: Mamãe 
Carla Marina Palhinha.

Bom essa receita foi mega hiper adaptada em relação a receita da Carla. Tive minhas idéias malucas e compartilhei com a 
Marlene Maria Medeiros Fraga, aSofia Pimentel e a Paula Santos Viegas... obrigada meninas pela ajuda de sempre.
Quem quiser a receita apenas hipoproteica dá um pulinho lá na página da Carla, aqui a receita é hipoproteica e hipolipídica.

Receita:
Fiz metade da receita, então todas as quantidades aqui equivalem a metade da receita original, um pouquinho menos ou um pouquinho mais.
Ingredientes:
• 50 gr de Margarina amolecida: Transformei em 20 gr de margarnia Becel + 30 gr de papinha de maçã da nestle.
• Açúcar: 63 g (usei açúcar mascavo, ficou um pouquinho mais escuro por isso).
• Limão (raspa): 1 (+ 25 ml de sumo)
• Ovo, duas colheres de chá de ovo em pó (usei 30 gr de banana)
• Farinha Harifen: 175 g (usei Rilla) coloquei depois mais uns 15 gr pra dar ponto e usei um pouco para polvilhar a mão e conseguir enrolar o biscoito.
• Fermento: 1 Colher de chá (usei 1 colher de sopa rasa)
• Leite Loprofin: q.b. pra mim foram 70 mls(usei leite de arroz caseiro)
• Açúcar em pó para polvilhar: A gosto

Preparação:
Numa taça, bata a margarina, a papinha de maçã (purê de maçã), com o açúcar e a raspa do limão até obter uma massa esbranquiçada e fofa. Junte a banan amassada e o sumo de limão, aos poucos, batendo bem a cada adição.
Peneire a farinha com o fermento e adicione à mistura. Misture bem. Junte o leite q.b. e misture novamente até obter uma massa que dê para moldar os biscoitos á mão.
Vá retirando pequenos pedaços de massa, faça rolinhos e faça os biscoitos na forma desejada.
Coloque os biscoitos em tabuleiros untados e polvilhados de farinha, e leve ao forno, pré-aquecido a 160ºC, durante 15-20 minutos. Findo este tempo, retire-os e transfira-os para uma grelha e deixe arrefecer.
Por fim polvilhe com o açúcar em pó se o desejar.

Quando fizer essa receita novamente tenho q lembrar de reduzir um pouquinho o açúcar.




SEMANA 18 - Data da receita: 01 de maio de 2013
Receita: Bolachinhas de batata baroa (mandioquinha)
Fonte: Mamãe maluquinha do Arthur Felipe, inspirada em umas bolachas de arroz que achei neste site, 
http://alimentacaosemglutenlactosecacau.blogspot.com.br/2011/01/bolacha-de-arroz-criado-na-minha.html, eu não tinha nem farinha de arroz, nem creme de arroz, então adaptei.

Receita: 1 colher de chá de CMC
2 Colheres de sopa de arrozina
1 Colher de sopa de fécula de mandioca
1/2 colher de chá de sal (acho q vou por um pouquinho menos na próxima)
1/2 banana amassada pra substituir o ovo
105 gr de batata baroa, cozida e amassada com garfo.

Misture tudo, e abra dentro de um saco plástico, coloquei dentro do saco 1/2 colher de arrozina para massa não grudar. Abra a massa bem fina e asse por uns 15 ou 20 minutos em temperatura de 200° C (forno pré aquecido).


SEMANA 19 - Data da receita: 07 de maio de 2013.
Receita: Bolo de Mandioca 
Fonte: Livro da Mamãe guerreira 
Janaina Lopes Rodrigues, Fonte original citada no livro: Luciana Hatta Hanashiro.

Receita:

1 xícara de 240ml de mandioca crua ralada (parte do ralo menor) deu 160gr.
2 colheres de sopa de purê de maçã - potinho da nestle ( Na verdade eram 2 colheres de sopa de óleo de girassol mas adaptei).
1 e meia colher de sopa de açúcar (eram 2)
1 pitada de sal
120 mls de leite de arroz
1 colher de chá de fermento químico.
2 colheres de sopa de farinha Rilla (acrescentei por que eu quis, vou fazer uma vez sem)
Em um recipiente misture todos os ingredientes até obter um mistura homogênea. Asse em forma untada com óleo (usei forma antiaderente) Levar ao fogo médio por 40 minutos ou até dourar.


SEMANA 20 - Data da receita: 12 de maio de 2013
Receita: Bolinho de maracujá
Fonte: Mamãe guerreira do Magui, minha querida
Marlene Maria Medeiros Fraga

Receita
3 colheres de sopa de farinha de arroz peneirada
- 9 colheres de sopa de farinha especial Rilla
- 1 colher de sopa de pó Royal
- Misturar os ingredientes acima numa bacia, fazer uma cova no meio e acrescentar:
- 2 colheres de sopa cheias de margarina
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de suco de maracujá
- 2 colher de sopa de creme de leite
Misturar bem até ficar bem homogêneo, deixar descansar p uns 15 mts.
Untar as forminhas com margarina e polvilhar com farinha de arroz, tirando o excesso com uma leve batida;
Acomodar a massa nas forminhas passando uma colher pequena umedecida em água, para ficar bem lisinha;
Colocar pedaços de gotas de chocolate;
Assar em forno pré-aquecido em 180 ou 200 graus por +- 25mts
No total os bolinhos somaram 335 gr, os do Mickey tem 25gr e os dos transporte tem +- 17 gr, então dá pra administrar gordura e proteína direitinho, dando um ou dois por dia.


SEMANA 21 - Data da receita: 19 de maio de 2013
Receita: Pãozinho doce
Fonte: A receita é de um sonho, mas tem que fritar pra ficar douradinho, eu só assei. 
http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce/sonho-4d5096ce52e0b252bc0035cd

A carinha não tá tão boa, por estar muito branco, mas vou tentar dar cor da próxima vez, o sabor ficou bom e ficou com a textura macia.

Receita (adaptada)

1 xícara e meia(chá) de farinha de trigo (Farinha Rilla)
1 tablete de fermento biológico fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de leite em pó (usei 1 e meia medida de nan 1)
1 ovo (coloquei 2 colheres de sopa de papinha da nestlé de ameixa.
5 colheres (sopa) de água
Meia colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de margarina
No recheio usei goiabada

Modo de preparo

1 - Numa tigela de batedeira misture 1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo, 1 tablete de fermento biológico fresco, 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 e meia medida de Nan 1. Coloque a pá GANCHO (usei a pá normal, não tinha a pá gancho) na batedeira e ligue na velocidade BAIXA. Acrescente às 2 colheres de sopa de papinha de ameixa, 5 colheres (sopa) de água, meia colher (chá) de sal e 1 colher (sopa) de margarina e bata por 3 minutos. Aumente a velocidade para ALTA e bata por 6 minutos até a massa ficar lisa e macia. Retire a massa da batedeira e divida-a em 10 pedaços iguais.

2 - Com as mãos forme bolinhas com cada pedaço de massa, (não consegui enrolar bolinhas, talvez pela alteração nos ingredientes, aí me inspirei na minha amiga mestre cuca 
Marcia Leticia Pâtissier, e tentei formar os pãezinhos passando a massa de uma colher pra outra, tentando moldar, ficou mais ou menos, rsss) coloque-as numa assadeira untada, cubra com um plástico e deixe fermentar até dobrar de volume (30 a 40 minutos).

3 - Como eu não podia fritar, preferi assar a massa por 30 minutos, em forno pré aquecido em 200 graus.








SEMANA 22 - Data da receita: 30 de maio de 2013
Receita: Pão
Fonte: 
http://www.casacoisasesabores.com.br/2011/11/bicho-padeiro-massa-basica-para-pao.html#more do Blog https://www.facebook.com/casacoisasesabores?fref=ts

Receita:

Gente podem pegar a receita nos links que estão aqui em cima, mas aqui vou deixara as alterações que fiz. Ah quero agradecer a Adri (xará) muito atenciosa e que escreve esse blog maravilhoso.

Ingredientes
2 xícaras de farinha Rilla
1/2 colher de sobremesa de sal
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar (na verdade me atrapalhei um pouquinho na minha medida caseira e coloquei um pouquinho mais, o que deu 58 gr ou seja uma colher de sopa mais 1/4 de xícara)
1/2 colher de sopa de leite em pó (9 gr de Nan 1 ou seja 1 medidinha e meia)
1 colher de sopa de manteiga (de preferência, sem sal) (usei 10 gr de becel)
1 tablete (15 g) de fermento biológico fresco
140 ml de água (aqui o pulo do gato pra dar cor ao pão, já que não posso usar ovo, e preferi não usar corante, bati a água com 50 gr de cenoura e coloquei coada na receita)
3 gr de melhorador de pão (Achei isso em um atacado por aqui, aqui está a tabela nutricional, em 100 gr tem 0 de proteína e 1 gr de gordura, como só usei 3 gr não teve grande influencia na gordura) 
http://www.itaiquara.com.br/index.php?pagina=1&tipo=1&idProduto=29

Bom, eu coloquei todos os ingredientes e amassei na máquina de pão, deixei o ciclo todo de amassar que são 1 hr e 10 amassando e 50 minutos descansando.
Tirei da máquina e coloquei nas formas antiaderentes, coloquei dentro do forno, DESLIGADO, e deixei descansar mais 30 minutos, PQ? Vcs não sabem? Nem eu, só deixei e pronto, rssss acho q era pra crescer um pouco mais. Levei para assar em forno médio 200°. Assou 30 minutos, acho q podia ter sido 25. O resultado foi um pão macio e fofinho, o sabor é suave, achei bom o resultado. Obrigada Adri.









SEMANA 23 - Data da receita: 08 de junho de 2013.
Receita: Empadinhas 
Fonte: APAE SALVADOR
Infelizmente ainda não posso divulgar a receita por questões de direitos autorais, mas são empadinhas com maisena, aipim e um pouquinho bem pouquinho mesmo de margarina, com recheio de cenoura e chuchu, se vc não gosta de verdura não faça cara feia o recheio ficou bem saboroso, rsssss






SEMANA 24 - Data da receita: 13 de junho de 2013.
Receita: Bolo de laranja
Fonte: inspirada totalmente no Blog 
http://acozinhadejoao.blogspot.com.br/p/receitas-doces.htmle adaptada por mim, rsss....

Receita: Essa receita foi um acerto que veio de um erro, rssss... eu tinha duas receitas de biscoito anotadas na mesma página ... sem querer acabei misturando as duas e a massa não deu ponto para enrolar os biscoitos, resolvi colocar em forminhas de bolo e o resultado foi muito bom, rsssss

Então ficou assim:

2 xc de farinha de trigo (Rilla)
1 xc de açúcar refinado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xc de suco de laranja
1 pitadinha de sal
1 colher de café de vinagre.
1 xc de maisena

Misture tudo ... a receita pedia para misturar a mão, mas eu acabei misturando com a colher pq a massa não deu ponto, então como tinha ficado uns bolinhas de açúcar, farinha e maisena eu resolvi bater na batedeira, Coloque em forma de bolo untada com fio de óleo e povilhada com farinha de trigo... Minha forma é antiaderente, então não polvilhei nem passei óleo.Coloquei dentro uma geléia de morango, em alguns, mas de todo jeito ficou legal. Ficam prontos bem rápido,é só pré aquecer em temperatura 180 a 210C por 10 min e deixar assar por outros 10 a 15 minutos, na mesma temperatura... Pra mim levou uns 20, 23 minutos.
Resumindo ficou um bolinho alto, fofinho e gostoso e continuou assim.














SEMANA 25 - Data da receita: 16 de junho de 2013.
Receita: Biscoitos de laranja
Fonte:Blog 
http://acozinhadejoao.blogspot.com.br/p/receitas-doces.html (adaptada)

Biscoito de laranja:

3 xc de farinha de trigo hipoproteica (Rilla)
1 xc de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xc de suco de laranja
1 pitadinha de sal
1 colher de café de vinagre.

Misture tudo e com a mão povilhada de farinha faça pequenas bolinhas( ou o formato que achar melhor). Coloque em forma de bolo untada com fio de óleo e povilhada com farinha de trigo (fiz em forma antiaderente). Como os anteriores ficam prontos bem rápido,é só pré aquecer em temperatura 180 a 210C por 10 min e deixar assar por outros 10 a 15 minutos, na mesma temperatura.

Vejam que fiz 3 tamanhos de bolinhas e acho q as que ficaram melhores foram as bem pequeninas, mais uma vez acho que é muito açúcar, com certeza minhas preferencias acabam por influenciar no meu palpite sobre a receita, rsssss


SEMANA 26 - Data da receita: 26 de junho de 2013.
Receita: Leite condensado de leite de arroz
Fonte: 
http://www.semglutensemlactose.com/indice/leite-condensado-de-arroz/
Agradecimentos ao blog.









SEMANA 26 - Data da receita: 26 de junho de 2013.
Receita:Brigadeiro de Leite condensado de leite de arroz
Fonte: 
http://www.semglutensemlactose.com/indice/brigadeiro/
Agradecimentos ao blog.

A receita está no site, só alterei o seguinte, ao invés de colocar cacau em pó coloquei 4 colheres de chá de Toddy, já que o Toddy não tem proteínas nem gordura, além disso não usei 1 colher de óleo, usei 1 colher de margarina.
Não deu ponto para enrolar na mão, mas fiz usando uma colher, conforme indica o blog. Gostei do resultado, tanto do leite condensado quanto do brigadeiro.




SEMANA 27 - Data da receita: 30 de junho de 2013.
Receita: Pãozinho ou Biscoito de batata doce
Fonte: Mamãe 
Simone Allan Arede, que me passou a receita da Viviane Kanufre.
Já havia feito essa mesma receita em um outro momento, mas foi com aipim e batata barôa, hj resolvi testar com batata doce e ficou excelente. 

Receita:
Massa:
150 gr de batata doce (1 pedaço grande)
30 gr de maisena (2 colheres de sopa cheias)
10 gr de farinha de trigo – usei farinha Rilla (1 colher de sopa rasa)
10 gr de margarina (02 colheres de chá rasas) Usei becel.
10 gr de fermento de fermento Royal ( 1 colher de sopa rasa)
1 pitada de sal
20 gr de açúcar (essa quantidade fui eu que resolvi colocar, não vem indicado na receita, para mim ficou bom de doce.)

Modo de fazer:
Cozinhe e passe a batata doce pelo espremedor (amassei no garfo mesmo). Junte os outros ingredientes e divida em 10 bolinhas (aqui deram 15 leve para assar por uns 20 minutos em forno pré aquecido. Ficaram saborosos e bem macios. Amei e o Arthur mais ainda.

SEMANA 28 - Data da receita: 11 de julho de 2013.
Receita: Biscoitos
Fonte: Mamãe querida 
Aureneide Sousa Pereira.
Fiz a receita da Aure, dividi em 3 partes e em uma acrescente um grama de ervas finas tipo orégano, alecrim e sálvia, na segunda parte deixei só com sal e na terceira parte acrescentei uma colher de sopa cheia de goiabada cremosa.
Receita:
3 xícaras de farinha Rilla
2 colheres de sopa de margarina
1 xícara de água morna com sal (coloquei 1/2 colher de sal na receita que teve só o sal e na receita que coloquei as ervas, não coloquei sal na receita com goiabada.
Misturar tudo e abrir a massa fina, cortando os biscoitos depois. Percebi q a massa tem que ficar bem fina.

Bom, ficaram com um sabor ótimo mas achei que ficaram bem duros depois de um tempinho. Alguma dica Aure ?



SEMANA 29 - Data da receita: 19 de julho de 2013.
Receita: Biscoito ... vulgo...eu queria ser uma bolachinha Japonesa, kkkk
Fonte: 
Chris Asato que me passou essa receita de Sembei - Biscoito Japonês... http://cultura-japonesa.blogspot.com.br/2009/06/sembei-biscoito-japones.html

Receita adaptada:

3 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo (Rilla)
2 a 3 colheres de sopa de açúcar (usei 2, e mesmo assim achei doce)
3 colheres de Karo (glucose de milho) ou outro tipo de maltose
1 colher de sopa de amido de milho (maisena)
10 gr de Liga Neutra e 10 gramas de emustab (no lugar dos ovos)
1 colher de água de flor de laranjeira (Não achei aqui na minha cidade, achei apenas água de rosas... acho q é só para dar aroma, então eu acho que dá pra colocar água mesmo, só pra não alterar a quantidade de líquidos)



SEMANA 30 - Data da receita: 26 de julho de 2013.
Receita: Falso Iogurte
Fonte: 
http://quitandasemgluten.blogspot.com.br/2013/05/falso-iogurte-vegan-e-sem-soja.html
Quitanda sem glúten
Janaína Branco
Receita:
200 mls de leite de arroz (na receita original está leite de coco)
800 mls de água
10 morangos (ou qualquer outra fruta) Usei 120 gr, no nosso caso 2 partes na contagem da leucina.
5 colheres de amido de milho
açúcar cristal a gosto (usei mais ou menos 5 colheres rasas).
Modo de fazer:
Dissolva o amido de milho na água fria, e depois leve ao fogo baixo até engrossar. Reserve e deixe esfriar, bata no liquidificador, após ter esfriado, com os demais ingredientes. Distribuir em potinhos e colocar na geladeira.

Renderam mais ou menos 7 potinhos de 120 mls cada.
A receita pode ficar na geladeira por dois ou três dias.
Gostei do resultado. Comi mais que o Arthur, rs.....



SEMANA 31 - Data da receita: 02 de agosto de 2013.
Receita: Bolo de cenoura
Fonte: Adaptações da mamãe do Arthur Felipe para uma receita da página da 
Marilene D' Ottaviano...

Antes de postar a receita queria dizer umas coisinhas, rs... a primeira receita que fiz logo após o furacão da descoberta do erro inato do metabolismo (aciduria 3 hidrox 3 metilglutárica) no Arthur Felipe foi um bolo de cenoura, e lá fui eu toda feliz postar meu bolo com 1/2 copo de óleo... então uma grande amiga a Maria Maria Joao Ramos me lembrou que apesar de ser hipoproteica a receita não era hipolipídica... então finalmente eu cai na real... se tava parecendo difícil até ali, ficou quase impossível imaginar uma receita sem ovos, sem leite, sem farinha de trigo (normal) sem linhaça para substituir o ovo, sem..., sem... sem... sem... bom, mas eu decidi não desistir, a Maria 
Maria Joao Ramos, já tinha percorrido um longo caminho, o filho dela está ótimo e um dia vamos conhecê-los lá em Portugal, ela foi e é sempre uma boa conselheira...
Bom, lá fui eu ler, ler, ler e ler, recebi dicas de amigas...
Paula Santos ViegasSofia Pimentel Marlene Maria Medeiros Fraga Raphael Flores Diana Raquel Fontanae muitas e muitas outras sobre o uso de patê de frutas na substituição de gorduras em receitas... (obrigada a todas, rsss...)
Bom, resolvi fazer esse bolo essa semana, entretanto a receita original leva bem mais gordura, dai me veio a ideia de tentar uns ajustes, aumentei aqui e ali e adicionei umas coisinhas...
Acho q não tenho mais tanto medo de bolos, rss.... tenho umas 3 receitas legais q aos poucos fui adaptando e afinal quem sabe fazer mais de três receitas de bolo que saem bons? rsss.... 
Marcia Leticia Pâtissier vc não vale, rs..... Nem todas as mamães Metabólicas, rs.... nem vc Lila Flores Seixas, nem vc Dessa Andressa Silva Lima Acioly, brincadeirinha meninas, sei que TODAS as minhas amigas, como boas donas de casa que são, sabem fazer bons bolos e deviam me chamar pra tomar um cafezinho de vez em quando eu levo o bolinho do Arthur e vcs fazem o bolinho de vcs para a gente tomar com um cafezinho, pois café ele pode a vontade, rs.... Graças a Deus.

Receita adaptada:

150 gr de cenoura cortada pequena (aumentei a quantidade de cenoura da receita original)
120 gr de maçã cozida sem a casca
90 gr de açúcar (reduzi a quantidade de açúcar da recietaoriginal)
10 mls de azeite
1/3 de xícara da água que cozinhou a maçã
100 gr de farinha Rilla
1 colher de chá de fermento em pó ( coloquei meia, mas acho que 1 vão ficar maiores)

Bater os ingredientes no liquidificador sem a farinha e sem o fermento, bater o conteúdo do liquidificador na batedeira com a farinha Rilla e o fermento ( eu costumo misturar o fermento depois com uma colher, li muito isso por aí e resolvi adotar.) Assas no forno médio por uns 30 minutos.

Esse bolinho que tá meio aberto na foto fui eu que abri só pra vcs verem como ficou por dentro, quanto ao sabor............ Ficou uma delícia, já comi um tanto, rs.... o Arthur gostou bastante...

Vamos em frente preciso parar de ter medo de biscoitos, pães, salgados, pizza... e tantas outras coisas ... vamos em frente.


SEMANA 32 - Data da receita: 09 de agosto de 2013.
Receita: Waffle de laranja
Fonte: Mamãe, guerreira, amiga, e conselheira 
Marlene Maria Medeiros Fraga.

Receita

50 mls de suco de laranja
150 mls de água
1 colher de cafezinho de emustab
1 colher de sopa de margarina (coloquei 10 gr)
½ xícara de açúcar
1 colher de fermento seco de pão ou pó Royal, usei 1 colher de sopa de pó Royal.
Farinha Rilla até da ponto na massa ( eu usei mais de 130 gr, mas na verdade foi assim, fiz com 100 gr e não deu certo, ai coloquei mais 30 gr na massa que sobrou, então a quantidade de farinha deve ser mais de 150 gr,tem que ficar tipo massa de bolo, dando liga se vc colocar entre um dedo e outro)

Ah, e uma máquina de waffle

Bater a água, o suco de laranja, a margarina, o fermento e o açúcar, depois colocar a farinha e bater novamente.
Dá pra servir puro, com calda ou com geleia.



SEMANA 33 - Data da receita: 11 de agosto de 2013.
Receita: Biscoito (Chipas) de mandioquinha
Fonte: Minha amiga 
Marlene Maria Medeiros Fraga
e da minha querida 
Joselma Freitas, obrigada meninas.
Receita dela: 
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=610228205656655&set=a.568890736457069.87067411.100000084422443&type=3&theater

As delas ficaram mais amarelinhas e cresceram mais, mas acho q o sabor deve ter ficado igual pq ficou ótimo.

Fiz meia receita, então ficou assim:

Ingredientes:
2 colheres de creme de leite (como temos restrições usei exatamente 20 gr de creme de leite light)
2 colheres de margarina ( 20 gr de margarina light delícia, que é a que tem menos gordura)
1/2 xícara de batata baroa cozida e amassada (100g)
1 xícaras de polvilho doce (100g)
1/2 colher de cafezinho de sal (3 gr)
1/2 colher de café bem cheia de pó Royal (5 gr)
Erva doce a gosto (não coloquei erva doce)
Modo de fazer:
Misturar o creme de leite e a margarina em temperatura ambiente até formar um creme, acrescentar a mandioquinha o sal, o polvilho e o pó Royal, misturar e amassar bem e moldar as chipas. Assar em forno bem quente. Fiz tirinhas de 21 gr cada. (Pré aqueci o forno e coloquei na temperatura mais alta, depois abaixei um pouco, assou em uns 17 minutos)

Ficou muito bom mesmo, estou feliz, mais uma etapa, agora tenho dois biscoitos "salgados" que tem um bom resultado, e vamos que vamos. 










Essa receita eu fiz na semana 10https://www.facebook.com/photo.php?fbid=503383829717849&set=a.471616016227964.106422.100001387100828&type=3&theater

Aqui está as alterações que fiz e achei que ficaram melhores, gostei do resultado destes bolinhos de maçã.

110 gr de farinha Rilla
3 colheres de sopa de açúcar
2 e 1/2 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de canela (eu não coloquei pq não tinha, mas vou colocar da próxima vez)
1/4 de colher de chá de sal
2 colheres de sopa de margarina (uso a mais light)
60 mls e mais um pouquinho de água (como cozinhei uma maçã, coloquei a água da maçã)
1 maçã cozida com casca

Bati a maçã cozida com a água e misturei com os ingredientes secos.
Assei por uma meia hora em forno 200°.

SEMANA 34 - Data da receita: 18 de agosto de 2013.
Receita: Docinhos de cenoura
Fonte: Mamãe, amiga, 
Diana Raquel Fontana.

Receita
1 xic de cenoura (200 gr) (passei a cenoura no liquidificador, com um pinguinho de água p conseguir bater, acho q pode ralar no ralador tb, de toda forma ainda ficaram uns pedacinhos maiores o que fez bem no resultado final).
1 xic de suco de laranja
Raspas de uma laranja
1 xic de açúcar (coloquei 140 gr, acho q vou reduzir um pouquinho, mas é que eu sou mesmo meio devagar para coisas doces, que experimentou gostou)
Modo de fazer:
Leve ao fogo todos os ingredientes mexendo de vez em quando para não grudar.
Quando secar o caldo da laranja, e a cenoura ficar dourada e tiver desprendido do
fundo da panela, despeje em um recipiente untado e deixe esfriar e após faça os
docinhos. (Coloquei em um recipiente com papel manteiga, rsss)

Achei no começo da receita que ela não ia dar ponto de enrolar, mas deu, para quem pode dá pra passar no coco ralado, nós não podemo então coloquei um cravinho pra dar um gostinho especial. Engraçado que a consistência da cenoura fica parecendo que coloquei coco.



SEMANA 34 - Data da receita: 28 de agosto de 2013.
Receita: Bolinhos de banana
Fonte: Minha amiga inspiradora 
Adriana Nascimento, do maravilhoso Blog Casa, Coisas e Sabores 
http://www.casacoisasesabores.com.br/2013/08/bolinho-de-chuva-de-banana-assado.html#more


Bolinho de chuva de banana assado
(Rende 15 bolinhos)

1 banana amassada
1 xícara de farinha de trigo (Usei farinha Rilla)
1/2 xícara de amido de milho (maisena)
4 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de fermento químico em pó para bolos
1/2 xícara de leite (usei leite de arroz)
Manteiga (não usei)
Açúcar e canela para polvilhar (não usei)

Em um recipiente, misture a banana, a farinha de trigo, o amido de milho, o açúcar e o leite. Coloque tudo e mexa com uma colher até ficar homogêneo. Unte forminhas de empada (usei formas de silicone) e coloque às colheradas. Leve as forminhas para assar - dentro de uma assadeira - em forno médio-baixo preaquecido por cerca de 20 minutos, até dourar.

O resultado foram bolinhos saborosos, mas como não usei leite mas sim leite de arroz acabou ficando diferente de um bolinho de chuva, mesmo assim ficou legal.

Dri vc sempre é uma grande inspiração, obrigada.

SEMANA 35 - 2° receita da semana, data da receita: 31 de agosto de 2013.
Receita: Nhoque de Mandioca
Fonte: Minha amiga querida 
Diana Raquel Fontana

Receita:
200gr de mandioca,
1c de farinha de mandioca,
3c maizena,
1c de creme de leite,
10gr de espinafre (opcional)

Amasse todos os ingredientes, e por último coloque a maizena até dar ponto.
A massa pode ser colocada em água fervente temperada com óleo e sal e quando os nhoques subirem, devem ser retirados, transferidos para uma tigela e servido com molho de sua preferencia.



SEMANA 35 - Data da receita: 2° receita da semana, data da receita: 31 de agosto de 2013. 31 de agosto de 2013.
Receita: Nhoque de Mandioca
Fonte: Minha amiga querida Diana Raquel Fontana

A receita está na foto anterior
Fiz um molhinho com cenoura, abobrinha e tomate.




SEMANA 36 - Data da receita: 07 de setembrode 2013.
Receita: Pudim de cenoura e laranja
Fonte: 
http://www.menuvegano.com.br/article/show/1441/pudim-de-laranja-e-cenoura
Receita:

1/2 xícara de cenoura picada (deu uns 60 gr)
1/2 xícara de água
1 xícara de suco de laranja
2 colheres de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de açúcar demerara (usei um pouquinho mais pois a laranja estava azeda, rsss...)

Instruções de preparo
Bata a água e a cenoura no liquidificador até perceber que a cenoura ficou bem dissolvida. Junte o suco de laranja, o amido e o açúcar e bata bem para deixar tudo incorporado. Leve ao fogo para engrossar, cozinhando até que desprenda do fundo da panela. Coloque numa forma e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Sirva gelado.




SEMANA 37 - Data da receita: 12 de setembro de 2013.
Receita: Bolinhos de "chocolate"
Fonte: A inspiração foi esse bolo de microondas da minha amiga 
Paula Santos Viegas, que foi publicado no PKU Pku Metabolicas , vale a pena conhecer o blog, é lindo... http://pkumetabolicas.blogspot.com.br/2013/06/bolo-de-microondas-ou-bolo-de-caneca.html


Receita adaptada (era a receita de um bolo de microondas mas resolvi assar no forno) :
3 colheres de sopa de farinha de trigo (Rilla)
2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1/4 de colheres de chá de fermento em pó royal
1 colher de sopa cheia de maçã cozida
20 mls de leite de arroz
10 gr de Toddy (tem 0 gr de proteina e de gordura em 20 gr, então acho q não compromete)

Misture os ingredientes sólidos e depois acrescente a maçã e o leite de arroz e misture bem com o fouet ou misture bem como der, rsssss... coloque na forma e asse por uns 20, 25 minutos em forno baixo, acabei aumentando um pouquinho no meio do caminho a temperatura.
Gostei do resultado.



SEMANA 38 - Data da receita: 19 de setembro de 2013.
Receita: Biscoito de Polvilho
Fonte: Inspirada e adaptada de várias receitas de biscoitos de polvilho, principalmente desta do Amigas da Alergia 
http://amigasdaalergia.blogspot.com.br/2012/10/biscoito-de-polvilho.html

Biscoito de Polvilho
1 xícara de polvilho azedo
3 gramas de sal
1 e ½ colher de sopa de maçã cozida
½ xícara de água do cozimento da maçã
1 colher de sobremesa de óleo (4 gr de gordura)

Preparo:
Cozinhe a maçã, você só vai usar uma colher e meia, então prepare-se para comer a maçã cozida que vai sobrar, rs... fica bem gostosinha, rs... Quando estiver cozida deve ficar bem molinha, deixe esfriar e amasse.
Em uma panela ferva a água da maçã com o óleo. Misture o polvilho e o sal em outra panela. Depois jogue sobre a mistura a água como óleo fervendo. Mexa com o garfo até ficar mais frio pra você ir mexendo com as mãos. Acrescente a maçã amassada e termine de amassar até dar o ponto de massa para biscoito. Modele biscoitos fininhos. Asse em forno alto. Aqui assou em mais ou menos 20 minutos.



SEMANA 39 - Data da receita: 27 de setembro de 2013
Receita: Bolo de Mandioca
Fonte: Amigas da Alergia 
http://amigasdaalergia.blogspot.com.br/2012/06/bolo-de-mandiocamacaxeira-junino.html

Bolo de mandioca
1 xícara de 240 mls de mandioca ralada fininha (160gr)
2 colheres de sopa de azeite (coloquei exatamente 16 mls, medidos em seringa)
2 colheres de sopa de açúcar
120 mls de leite de arroz (pode ser o caseiro)
1 colher de chá de fermento químico.

Preparo:
Misture todos os ingredientes (misturei na batedeira0, não rende muito. Leve ao forno médio por 40 minutos, aqui assou em 30 minutos.
Preciso registrar aqui que cada pedaço de 30 gr ficou com 2, 2 gr de gordura, como o Arthur tem uma margem de 10 gr de gordura pra ser aplicada em receitas então acho q vou dar uns 2 pedaços hoje.
Avaliação: Ficou ótimo, rs.....



SEMANA 40 - Data da receita: 05 de outubro de 2013.
Receita: Tapioca com açúcar
Fonte: Minhas memórias de quando eu era criança e minha mãe fazia pra mim e para meus irmãos algo parecido.


A receita da semana na verdade é uma tentativa de imitar a farinha de goma (tapioca granulada) com manteiga que minha mãe sempre fez pra nós. No caso foi só misturar açúcar mascavo, 5 gr de margarina ( 1/2 colher de sopa) e a tapioca e levar ao forno por uns trinta minutos. Ficou bem crocante e um bom passa tempo, como uma granola.



SEMANA 41 - Data da receita: 10 de outubro de 2013.
Receita: Pão de queijo, só que não...
Fonte: 
As delicias do DuduThais Ventura

300 gr de Mandioca;
1 e 1/4 de xícara de polvilho doce, acrescentei mais 2 colheres de sopa.
1 e 1/4 de xícara de polvilho azedo, acrescentei também mais 2 colheres de sopa;
A receita original pede para por 1/4 de xícara de óleo, mas para nós é muito então fiz com 3 colheres de sopa de margarina (30 gr)
Sal a gosto (ficou meio sem sal, tenho que melhorar um pouco mais)
1 xícara da água do cozimento da mandioca ainda quente,

Como preparar:
Misturar os dois polvilhos e o sal;
Misturar a margarina derretida com a água de cozimento ainda quente;
Escaldar o polvilho com essa mistura;
Fazer um purê com a mandioca e misturar com o polvilho escaldado, no começo use um garfo, depois pode por a mão na massa. Depois é só enrolar os biscoitinhos.

Eu acabei guardando um pouco da massa, já enrolada, e congelei por uns 3 dias, antes de assar passei um pouquinho de goiabada e o resultado foi ótimo, além disso ficou melhor do que o que assei no mesmo dia, mas os dois ficaram ótimos.



SEMANA 42 - Data da receita: 13 de outubro de 2013.
Receita: Bolo de abacaxi com Flan de Baunilha
Fonte: Mamãe, amiga, e conselheira Marlene Maria Medeiros 

Ingredientes:
150g de farinha Rilla
50g de margarina (Coloquei só 30 gr)
200g de abacaxi
100g de maisena
100g de açúcar
1 colher de sopa de royal
100ml de água
1 caixinha de flan sabor baunilha
gotas de baunilha
Modo de fazer:
Bater o abacaxi com a água no liquidificador, depois acrescentar os outros ingredientes, menos o fermento. Bater na batedeira. Acrescentar o fermento p último.
(a receita diz para assar em forma de pudim)

Deu no total 500 gr, ou seja da pra considerar que os bolinhos são de fato hipoproteicos e hipolipídicos já que ele não vai comer muito por dia.



SEMANA 43 - Data da receita: 20 de outubro de 2013.
Receita: Pão Mineiro de Inhame
Fonte: Como a receita me foi passada por uma instituição q irá publicar um livro por isso não vou colocar aqui.








Essas estrelinhas fizeram sucesso com Arthur, assim vou deixar aqui como mais uma receita da 43 semana, entretanto ressalto que fiz pela manhã e a tarde já estavam bem durinhas, então tenho q rever como faço para que fiquem com boa consistência por mais tempo, se alguma mamãe quiser me dar dicas agradeço.

Primeiro quero postar o link do vídeo da receita original:

http://globotv.globo.com/tv-tem-interior-sp/jogo-de-cintura/v/coxinha-de-mandioca/2198639/

E aqui como ficou a receita adaptada graças a minha amiga 
Marlene Maria Medeiros Fraga:

500 gr de mandioca,
+- 90 gr de farinha Rilla
+- 40 gr de farinha de mandioca
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de café de açafrão

Recheio a gosto.Misturar tudo com a mandioca ainda quente e depois fritar as coxinhas. Pois bem, eu não posso fritar no óleo então tentei com a maquina que frita sem gordura e não deu certo. Ai como tinha dado uma massa legal de trabalhar acabei fazendo essas estrelinhas. A massa rende demais então seria bom, para quem pode gordura, tentar fazer as coxinhas e usar um pouco da massa para as estrelinhas.

Acabei passando um pouco de goiabada por cima das estrelinhas, ainda ando procurando um biscoitinho doce para dar a ele, é um pouco difícil pois parece que os biscoitos doces tem sempre mais gordura. Mas vou continuar tentando e testando.


Brigadeiro de Mandioca
Essa receita também fiz na semana 43, pois ele ia pra festa da Bisa, gostei bastante do gosto final, a única coisa que não ficou 100% é que depois que coloquei eles na geladeira e retirei ficaram derretendo, mas o sabor achei ótimo.

Aqui a receita que a 
Daniele Amaral me passou, mas aqui está reduzida pela metade:

200 gr de mandioca
+- 30 mls de água (usei a água que cozinhei a mandioca)
1 colher de cafezinho de margarina
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de Toddy
1 colher de cafezinho de agar agar (é uma gelatina vegetal que compra em casas de festa)
Modo de preparar:

Ferver a água com a margarina e o agar agar, misturar com a mandioca, o açúcar e o Toddy, mexer os ingredientes no forno até a consistência desejada. Coloquei depois na geladeira para esfriar e só então enrolei e passei no granulado (10 gr de granulado para cada 6 brigadeiros de 11 gr - esse lembrete é pra mim, pois tudo do Arthur Felipe é calculado, quem não tem problema pode fazer do tamanho q quiser com a quantidade de granulado que quiser, rssss)

Depois que preparei a bandeja acabei colocando novamente na geladeira e depois tirei para levar pra festa e quando chegaram lá tinham melado tudo pq estavam meio derretidos. De toda forma valeu a pena pois são bem gostoso mesmo.



SEMANA 44 - Data da receita: 29 de outubro de 2013.
Receita: Biscoito de Batata
Fonte: Adaptação feita por mim baseada nesta receita
http://tvg.globo.com/receitas/biscoito-de-batata-doce-4d50916552e0b252bc002fc0


Biscoito de batata doce

200 gr de batata doce cozida e amassada
Mais ou menos 200 gr de amido de milho ( na receita original era de 300 a 350 gr)
1 pitada de sal
120 gr de açúcar ( na receita original era 200 gr) ( e acho q dá pra diminuir um pouquinho mais)
15 gr de margarina ( não tinha na receita original) usei a margarina light ficou uns 4,5 gr na receita toda.
Preparo:
Amassar a batata doce, acrescentar o açúcar, o amido de milho, o sal, amassar bastante, acrescentar a margarina. Amassar mais e fazer as bolinhas, fiz bolinhas de 15 gr cada. Achatar as bolinhas com garfo.
Assar por 25 minutos mais ou menos, em forno médio. Pra saber se está bom olhe o fundo do biscoito, não doura em cima, só por baixo.
Ficou gostoso e no dia seguinte continuou do mesmo jeito, é bom para crianças pequenas pois esfarela quando a gente morde.



SEMANA 44 - Data da receita: 31 outubro de 2013.
Receita: Bolo de abóbora com laranja
Fonte: Ajustes na receita da semana 4, mais algumas adaptações minhas.

Receita:

200gr de abóbora cozida
1 colher de sobremesa de margarina
1/2 xícara de suco de laranja (120mls)
1 xícara de farinha de trigo (Rilla)
90 gr de açúcar
1/2 colher de sopa de fermento

Preparo
Bater no liquidificador a abóbora, depois de fria, junto com o suco e a margarina. Acrescentar os demais ingredientes, menos o fermento, e bater no liquidificador. Acrescentar o fermento e misturar com uma colher. Colocar na forma e assar em forno médio. Aqui ficou pronto em 25 minutos. Ficaram ótimos.




SEMANA 45 - Data da receita: 03 de novembro de 2013.
Receita: Pão
Fonte: Mamãe e amiga 
Joselma Freitas.

PAO
colocar numa batedeira
meia xicara de agua morna (aquecer 30 segundos no microondas)
3x de farinha rilla
1 sache de fermento de pao
1 cc emustab, 1cc superliga neutra
aqueça numa xicara 3c creme de leite e 3c margarina (30 seg. microondas)
meia xicara de açucar
bata tudo em batedeira por 5 minutos e va acrescentando agua para que a massa nao suba nos pedais da batedeira (aproximadamente mais 1x)
deixe descansar e entao bata mais 1minuto e coloque numa forma untada e enfarinhada
asse em forno medio por 40minutos.

O Pão fica muito gostoso e fofinho, como podem ver na foto seguinte. Quanto aos itens acrescentados a receita que possuem gordura utilizei versões ligth e fiz todos os cálculos para ver quantas porções posso dar por dia.


SEMANA 45 - Data da receita: 09 de novembro de 2013.
Receita: Bolo de Cenoura
Fonte: Inspirações da mamãe de Arthur com ajudinha do Blog 
Casa, Coisas e Sabores.

Este foi o bolinho que levei para o aniversário que o Arthur foi de um amiguinho, filho de uma grande amiga da mamãe 
Erica Fernandes.

Praticamente utilizei a receita que tinha feito com bolo de abóbora, só acrescentando uns detalhes.

Receita:

200gr de cenoura cozida. (Acabei cozinhando a noite e deixando na geladeira, cozinhei pedaços pequenos)
1 colher de sobremesa de margarina
1/2 xícara de suco de laranja (120mls)
1 xícara de farinha de trigo (Rilla)
80 gr de açúcar
1 colher de sopa de fermento
2 colheres de sopa de Toddy
Preparo
Bater no liquidificador a cenoura, depois de fria, junto com o suco e a margarina. Acrescentar os demais ingredientes, menos o fermento e o Toddy, e bater no liquidificador.
Aqui vem a dica do @Casa, Coisas e Sabores... Bom peguei metade da mistura coloquei em uma vasilha e bati o restante com o toddy. Depois acrescentei o fermento 1/2 colher de sopa em cada um. Coloquei uma colherada de cada mistura em cada forminha pra dar o efeito mesclado.
Aqui ficou pronto em 25 minutos. Ficaram ótimos.












SEMANA 45 - Data da receita: 09 novembro de 2013.
Receita: Coxinha de mandioquinha e batata.
Fonte: Mamãe e amiga Laís Spitzer. 


Receita:

As medidas que eu usei foram às seguintes:

90 gr de batatinha cozida
188 gr de Batata barôa (mandioquinha) cozida
4 gr de sazon do vermelho
cebola ralada
Misturar os ingrediente para fazer a massa

Para o recheio usei:

30 gr de palmito
30 gr de cebola
30 gr de tomate
10 gr de margarina
1 colher de maizena misturada previamente num copo com água fria e depois acrescido ao molho para engrossar.

Abrir a massa fazer as coxinhas e colocar o recheio (sobrou recheio pois fiz coxinhas pequenas), moldar as coxinhas passar na farinha de mandioca (eu passei em farinha de rosca que fiz com pão hipoproteico, só fiz torrar e depois triturar no liquidificador pra fazer a farinha de rosca) e fritar (eu não fritei, não com o método normal, eu assei e depois eu fritei naquela panela que frita sem gordura, só que não, rssss na verdade tem que colocar um pouquinho p ficar bom, coloquei meia colher de chá).

Bom, eu nunca na minha vida tinha moldado coxinha, ou melhor na mesma semana eu tinha testado a receita e moldei ficou horrível, mais feias que essas aí, rss... então fiz meu papel de pesquisadora, primeiro perguntei a uma amiga linda e mestre cuca que tenho
Gileaide Santana, depois fui ao youtube e pesquisei lá tem tudo que se pode imaginar, inclusive coisas úteis gente, rsssss...... Então no fim ficaram ao menos apresentáveis, o Arthur amou e repetiu.









SEMANA 46 - Data da receita: 15 de novembro de 2013.
Receita: Biscoito de cenoura
Fonte: Mamãe, amiga 
Aureneide Sousa Pereira.


Receita

225 gr de polvilho doce
80 gr de açúcar
2 medidas de nan 1
90 mls de água
32 gr de fermento em pó
60 gr de cenoura

Misturar todos os ingredientes e moldar os biscoitos, a minha massa ficou derretendo, como as coisas que a gente faz com maizena. Bom eu precisei parar um pouco a receita e deixei a massa uma meia hora na geladeira, a Aureneide disse que tinha deixado na geladeira tb, só não sei se foi o biscoito pronto ou só a massa. Bom como estava derretendo acabei optando por colocar em uma forma de silicone que tem formato de pequenos cup cakes, ah coloquei um pedacinho de goiabada e deu um toque especial. O resultado foi um biscoitinho delicioso, já comi mais que o Arthur, rsssss












SEMANA 47 - Data da receita: 20 de novembro de 2013.
Receita: Biscoito de "nata" 
Fonte: Mamãe, amiga, guerreira e prendada Joselma Freitas. 
Joselma Freitas

Receita:

100grs de creme de leite, 85mg Usei creme de leite de arroz que tem menos gordura... ganhei da minha linda amiga Tam Tamara Temoteo Araujo. 
Tamara Temoteo Araujo
1cc emustab, 1cc super liga neutra
1∕2x açucar (se usar açucar cristal deve misturar estes 3 ingredientes para incorporar melhor o açucar)
1 colher de cafe rasa de royal
200grs de maizena, 08mg
Misture tudo ate soltar das maos e fazer uma bola parecida com massa de modelar, se precisar coloque mais uma colherada de maizena
Faça rolinhos como nhoque corte e depois pressione um garfo para modelar
Ou faça bolinhas e pressione com o dedo e entao coloque quadradinhos de goiabada
Eu fiz com cortadores de biscoito, abri a massa e cortei.
Ou se tiver animada abra a massa na altura de 0.5cm ou menos, coloque uma fatia de goiabada e cubra com outra massa de mesma espessura para fazer recheada
Se quiser fazer de chocolate acrescente 2colheres de nescau











SEMANA 47 - Data da receita: 21 de novembro de 2013.
Receita: Pudim de Aipim
Fonte: Mamãe, amiga, guerreira e prendada Joselma Freitas. 
Joselma Freitas

Receita:


Caramelize uma forma (detesto essa parte, me remete ao fato de que sou péssima na cozinha, rssss....)
Bater em liquidificador: (Essa aqui é a receita original, mas quando fiz foi só com a metade de cada ingrediente)
1xicara de agua,
1 cx de creme de leite, (Só usei 100 gr, já que fiz meia receita aproveitando a caixa de creme de leite de arroz que tinha sobrado (Tam, escolhi receitas especiais pra fazer com o Creme de Leite) 
Tamara Temoteo Araujo
1c cha de essencia de baunilha (opcional)
2c margarina
6c açucar
3c maizena
300grs de mandioca cozida
3c coco ralado (opcional) (Não coloquei)
Colocar em forma caramelizada propria p pudim
Assar por 1hora em banho – maria
Desenformar depois de frio, de preferencia de um dia para o outro.

A mandioca pode ser substituida por batata ou batata doce. A água do banho maria deve ser aquecida antes de ir para o forno.












SEMANA 48 - Data da receita: 15 de novembro de 2013.
Receita: Biscoito de maçã
Fonte: APAE Salvador 
Zeni Nogueira e Efigênia Leite
Por questões relativas a direitos autorais não vou divulgar essa receita.





SEMANA 49 - Data da receita: 05 de novembro de 2013.
Receita: Bolo de maracujá
Fonte: Mamãe querida e também guerreira Simone Allan Arede. 
Simone Allan Arede. Receita veio da APAE de Salvador, mas como fiz adaptações vou postar aqui como fiz. Zeni Nogueira e Efigênia Leite.

Receita:

Depois das adaptações que fiz na receita ela ficou assim:
Aproximadamente 1 xícara de suco de maracujá (tipo Maguarí)
+- 100 gr de açúcar
250 gr de Rilla
20 gr de margarina
2 colheres de chá de pó Royal

Bater o açúcar com margarina. Comecei colocando só duas colheres de açúcar com a margarina, conforme recomendava a receita original. Bati e depois acrescentei a farinha, o suco, o restante do açúcar e por fim o pó Royal, assou em forno médio em mais ou menos 20 minutos. Acho que a receita da bem pra testar com outros tipos de suco.



SEMANA 50 - Data da receita: 08 de dezembro de 2013.
Receita: Chimango de Tapioca
Fonte: Adaptações de uma receita da APAE SALVADOR feitas por mim. (Considerando que fiz adaptações, vou postar a receita aqui)


75 gr de tapioca granulada (Não é sagu gente, é isso aqui 
https://www.google.com.br/search?q=tapioca+granulada&tbm=isch&source=iu&imgil=sroj6Lb_vCaaiM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn3.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcQGtBE_9ymuL-3lu48Z-8tgVoojt5-pgH3TgH93nw6xlZC_LwrF%253B1165%253B873%253B5BI1FfpNUqF46M%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.pitadinha.com%25252F2011%25252F08%25252Ftapioca-sem-misterio.html&sa=X&ei=yaq1UuDxLMS0kQe6g4DIBg&sqi=2&ved=0CDYQ9QEwAw&biw=1280&bih=641#facrc=_&imgdii=_&imgrc=sroj6Lb_vCaaiM%3A%3B5BI1FfpNUqF46M%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F-FzHs01VHWus%252FTjht9VwfRCI%252FAAAAAAAABuI%252F1qdToFiIjgs%252Fs1600%252FDSCF7387.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.pitadinha.com%252F2011%252F08%252Ftapioca-sem-misterio.html%3B1165%3B873 )

500 gr de polvilho azedo
1 copo americano de água fria
1 copo americano de água fervente
Sal a gosto
40 gr de margarina (na receita original vai mais, mas por aqui não podemos) No total ficou 14 gr de gordura na receita toda, e rendeu 39 unidades)


Em uma vasilha misture a farinha de tapioca e a água fria. Em outra vasilha misture o polvilho azedo e a água fervente. Coloque na vasilha do polvilho a tapioca molhada e o sal a gosto, misturando com as mãos. Coloque a margarina e amasse. Complete com um pouco mais de água se ficar muito seco. Enrole os biscoitos e leve ao forno pré aquecido entre 240 e 260 graus. Os meus assaram em 30 minutos.










SEMANA 51 - Data da receita: 18 de dezembro de 2013.
Receita: Biscoito de "queijo"
Fonte:Minha amiga Simone Allan Arede que me passou.








SEMANA 51 - Data da receita: 21 de dezembro de 2013.
Receita: Torta de abobrinha e cenoura
Fonte: Por questões relativas a direitos autorais não vou postar a receita aqui.Fonte: APAE Salvador







SEMANA 52 - Data da receita: 23 de dezembro de 2013.
Receita: Panetone 
Fonte: Minha amiga do coração 
Marlene Maria Medeiros Fraga






SEMANA 53 - Data da receita: 30 de dezembro de 2013.
Receita: Bolo de "Chocolate" 
Fonte: 
Laís SpitzerMarlene Maria Medeiros Fraga e indicação da Daniele Amaral. Ajustei umas coisinhas na gordura.


Receita:

120 g de papinha de maçã (usei de ameixa)
1/3 de xícara de água
1/3 de xícara de óleo (não usei, usei 45 gr de margarina o que totalizou 15,75 gr de gordura no bolo todo que pesou 450 gr, então pesando fatias bem calculadas não ficara muita gordura em cada uma)
1 colher de sopa de baunilha
1/2 xícara de alfarroba (Deu uns 50gr, acho que vou colocar só três colheres da próxima vez)
1 e 1/4 de xícara de açúcar (Não coloquei cheias)


Bater no liquidificador e ir acrescentando com o liquidificador ligado:

1 xícara e 1/3 de farinha de arroz (Usei farinha hipoproteica Rilla)
1 colher de café de sal
1 colher de chá de fermento


Então é só assar.

Ficou ótimo e vai ser ótimo pra bolo de aniversário, rsssss

Essa foi a útima receita, obrigada pela torcida. Obrigada a Deus pela inspiração em 2012 pra eu fazer essa promessa para 2013.

Sugestão de recheio vinda da 
Janaína Branco
http://quitandasemgluten.blogspot.com.br/2014/01/recheio-de-ameixas.html


Ingredientes:
1 pacote de pudim de baunilha (ou coco)
100 gr de ameixa seca sem caroço

Modo de preparar:

Faça o pudim conforme as instruções na caixa, utilizando leite de coco ou de arroz.
Coloque as ameixas no liquidificador e adicione o pudim pronto e use a tecla pulsar.

Recheio II
Caso não queira ou naõ tenha o pudim faça um mingau de maizena com leite de coco ou de arroz e bata no liquidificador na tecla pulsar com as ameixas.









8 comentários:

Unknown disse...

faltou a foto do arthur com um pãozinho desse na mão!rsrsrs carol

**Jana** disse...

Hummmm tudo com carinha muito boa... Parabéns pelo dotes culinários rsrsrssr, o que não se faz por um filho né.. ainda mais se ele for gato como o seu.. bjusss

Driana disse...

Não sei pq as pessoas não tão conseguindo comentar, por favor gente, se não conseguir deixem um recadinho lá na parte de mensagem q tem do lado direito.

Diana Raquel Fontana disse...

Amei todas receitas e essa de brigadeiro vou testar o mais rápido possível, tá c uma casa deliciosa... E mais uma vez parabéns pelo blog, que tá cada dia mais lindo!!!

Driana disse...

Não sei pq as pessoas não tão conseguindo comentar, por favor gente, se não conseguir deixem um recadinho lá na parte de mensagem q tem do lado direito.

Adriana disse...

Para Comentar vc deve postar em comentar e abrir a aba de comentário, escrever e marcar na escolha de identidade Nome/URL ou anônimo, isso se não quiser ou não tiver uma conta do google, neste caso tera que fazer o login depois. Por isso acho mais fácil marcar Nome/URL ou anonimo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ganhar curtidas no facebook disse...

Muito bom o post !!



....