terça-feira, 12 de junho de 2012

Ao meu filho, cujo brilho no olhar é inconfundível.


                               
Este blog começa a ser construído hoje, para que eu possa publicar aqui tudo o que tenho aprendido desde o dia que descobri que o meu filho é portador de uma doença rara chamada Aciduria 3 Hidrox 3 Metilglutárica. De lá para cá são muitas as sensações, tristezas, alegrias, desconfianças, ansiedade, fé, incertezas, certezas, amor... muito amor.
Quando descobri que o meu pequeno era portador desta doença, de característica recessiva ou seja, para que ela ocorra ambos, pai e mãe, devem ser portadores do gene da doença e a possibilidade, em cada gravidez, que se nasça um criança com esta característica, é de 25%, pouco? Muito? Não sei dizer, o fato é que o nosso pequeno está ai sendo o nosso grande presente de Deus.
Não irei falar verdades absolutas, até porque nem sou da área da saúde, apenas descreverei o que acontece e o que venho aprendendo, apenas quero que nenhum outro pai ou mãe passe pelo que passamos quando, ao descobrirmos o diagnóstico, fomos em  busca de informações na internet e poucas direcionavam para a Aciduria 3 Hidrox 3 Metilglutárica.
Tudo ainda está no começo, já que nosso pequeno tem apenas 1 ano e descobrimos quando ele tinha 10 meses. Nesse momento o que posso recomendar é que caso alguém se encontre na mesma situação que nós, procure um bom pediatra, um bom neurologista, um bom geneticista e principalmente um ótimo nutricionista, isso é fundamental.
A recomendação que estamos seguindo é de uma dieta hipoproteica sem leite, sem grãos (feijão, soja, etc - entretanto pode-se fazer o uso do arroz), sem carnes (todas, aves, peixes, etc) e ovos, devemos ainda evitar jejuns prolongados e fazer uso de Carnitina, além disso nosso filho está utilizando uma formula específica de leite denominada Leumed B, que possui proteína entretanto sem o aminoácido que o prejudica que é a Leucina.

Nosso filho está ótimo graças a Deus, ele faz fisioterapia desde os 7 meses mas hoje aos 12 meses não tem mais nenhum atraso e esta fazendo marcha lateral segurando no sofá,  a expectativa é que nos próximos meses comece a andar. O Cognitivo está ótimo também.
Algo que pra nós foi interessante foi colocá-lo na escolinha de música, ele faz musicalização desde os 6 meses, quando nem sabíamos do diagnóstico.O pequeno tem se desenvolvido bem com a música e ele é bem musical.


Depois irei postar aqui sites em que descobri amigos, conselhos e informações.


Vamos em frente que a estrada é longa e o amor maior ainda.

5 comentários:

Cantora Alice Nascimento disse...

Amiga ficou lindo o template do blog,qualquer coisa grite!Quando tiver um tempinho te ajudo viu!No meu blog tem alguns links com sites de templantes te ensinando usar tb!
Deus vai abençoar que vais conseguir muitas informações aqui,coloque o link de seguidor pra conseguires amigas!

sophia disse...

Dri,
Está tão bonito o Blog! Sinto tudo aquilo que a Dri escreve sobre o vosso menino de olhos doces e brilhantes, como se do meu menino se tratasse. A estrada é longa e o Amor maior ainda. É a verdade, tudo vale a pena quando a Alma não é pequena, já dizia o nosso Pessoa. E por eles, TUDO! Acho que Vocês aí no Brasil têm que conseguir que o Teste do Pézinho, o Diagnóstico Precoce, seja universal e cubra estas nossas difíceis doenças. Ainda havemos de em conjunto lançar uma campanha, conta comigo! Adorei a Escolinha de Música e quando puder também irei seguir o exemplo, é a melhor das terapias e dos estímulos. Um grande abraço fraterno da Sofia

Driana disse...

Amiga querida obrigada pelas dicas estou aprendendo aos poucos.

Driana disse...

Sophi, minha ilha no mar revolto, não me canso de agradecer a vocês, obrigada amiga.

Catarina Costa disse...

um grande abraço de alguém de Portugal a uma mãe super corajosa e ao Artur um grande menino e guerreio.

beijinhos

msudandyou.blogspot.com
os meus poemas: http://poesia-de-uma-vida.blogspot.pt/



....