sexta-feira, 30 de agosto de 2013

"Se sujar faz bem..."


Inverno terminando e logo a primavera chegará com novos cheiros e sensações... O nosso pequeno vai indo bem, graças a Deus. Agora está com 2 anos e quase 3 meses, suas descobertas nos fascinam e a cada dia aprende algo novo que nós, como pais encantados que somos, ficamos babando. Com dois anos e pouco ele vai se desenvolvendo conforme o esperado para a idade, entretanto existem coisas relativas à mamãe e a dieta que às vezes não o deixam ir mais além... O fato é que por ele ter que cumprir uma dieta tão restrita e por isso não poder ficar “desperdiçando” muito a comida, eu termino por não deixá-lo à vontade para “brincar” com os alimentos, tipo sentir e aprender a manuseá-los. Ele ainda não tem pratica com talheres, quase nunca o deixo a vontade para tentar... Bom, não sei se estou fazendo certo, queria puder ir além, mas não consigo, ainda é difícil, como mãe “metabólica” que sou, ultrapassar alguns limites, ainda que muitos, mas muitos mesmos já tenho sido ultrapassados. 

O pequeno tem se interessado muito pelos livros, sabe letras, números, formas, é muito musical e tem uma memória abençoada (que Deus conserve), outro dia me peguei em um dilema, ele tem uma coleção de livrinhos com os mais diversos temas... cores, formas, brinquedos.... COMIDA... Pois bem, quando fui ver o q tinha no livro sobre comida descobri que as fotos eram de Carne, ovos, feijão, queijo, etc... todas as coisas que ele não pode comer, minha primeira reação foi tirar o livrinho e escondê-lo, depois pensei bem e resolvi conversar com a Nutricionista dele para ver o que ela achava...o conselho que recebi foi que eu deveria deixar o livrinho e que ao mostrá-lo já fosse explicando: Esse não pode pois vai fazer dodói na barriguinha, vai ter que ir no hospital, etc... Acho que essa deve ser a melhor forma mesmo de lidar com a questão. Às vezes as pessoas dizem que considerando a dieta do pequeno nós também deveríamos fazer uma dieta semelhante, bom, não concordo muito com isso, primeiro porque ele vai ter que aprender a lidar com isso, o mundo lá fora não vai poupá-lo, então temos que prepará-lo dentro de casa mesmo, e segundo que ele toma uma fórmula especifica para repor nutrientes que não recebe dos alimentos, como o feijão, o leite a carne, e nós não, então estaríamos nos prejudicando se alterássemos a nossa dieta para apenas vegetais e frutas, nem tanto pela carne, que nem faço questão, mas principalmente pelos grãos.

Sei que a estrada é longa, mas faço questão de compartilhar com vocês, principalmente com as mães que passam ou um dia passarão por isso, para que fique claro que ainda que o caminho seja longo e complicado nós vamos seguindo, um passo de cada vez, sabendo que o milagre que Deus nos concede para vida de nosso pequeno é maior do que qualquer outra coisa.





3 comentários:

Adoroty disse...

Acho que ele está muito acima da média! rrss!!
É uma ótima oportunidade da mamãe fazer uns livrinhos com frutas e verduras... !!!

Anônimo disse...

Arthur é muito inteligente!!!

beijos Carol

Anônimo disse...

Boa noite, tenho um filho de 14 meses com acidêmia metilmalonia, qual o diagnostico do seu filho?

Abs,

Márcia



....