segunda-feira, 29 de outubro de 2012

"... nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"

Como desconstruir na cabeça de alguém de 34 anos (sim, essa é minha idade, rssss) a imagem do almoço saudável perfeito? Como boa Brasileira e nordestina que sou foi esse o padrão de alimentação saudável que recebi como legado dos meus pais. Sempre tive que comer salada, arroz, feijão e carne. Bom, agora não é esse o legado que tenho que deixar para o meu filho, então o que eu faço? O mundo das partes é complicado as vezes, no meu caso então, onde o jejum é algo proibido me sinto as vezes perdida no paradoxo entre não comer muito e não comer pouco... Pouco? Muito? Tudo é relativo? Não no nosso caso, não no mundo das partes onde temos que ser absolutamente preciso para não irmos além nem ficarmos aquém das necessidades nutricionais dos nossos filhos. 
Para quem não compreendeu ainda a questão das PARTES é a seguinte, os nossos pequenos tem uma dieta que é seguida de acordo com o erro inato que tem, assim cada um, pode comer de acordo com o aminoácido relacionado ao seu diagnóstico, no nosso caso é a LEUCINA, assim, 25 gr por exemplo de beringela tem 20 mg de leucina, no todo o meu pequeno pode ingerir entre 500 e 600 mg de leucina por dia. Beleza né....... Bom, o que ocorre é que temos que verificar tudo, uma colher de arroz já tem mais de 100 mg, então juntando, 4 vitaminas com 2 frutas cada + um suquinho pela manhã + almoço+ lanche da tarde + jantar me vejo meio maluquinha nesse mundo matemático, e olha que sou contadora e amo os números. 
Agora estou estou na fase de transição, onde o pequeno não acha tão interessante as sopas, nem as verduras simplesmente misturadas de forma homogênea, então seria neste momento que eu passaria a lhe oferecer um belo prato de Feijão, Carne, salada e arroz, mas não posso e agora eu que nunca soube desenhar nem uma casinha quando criança, tenho que aprender a ser criativa e transformar o meu conceito de saudável e perfeito em algo mais hipoproteico e hipolipídico... Vamos em frente pois de acordo com Lavoisier "... nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" preciso, recriar e transformar o meu conceito para seguir em frente e bem. 

Um comentário:

Unknown disse...

Oi, espero q seu baby esteja bem, encontrei uma loja de produtos e talvez vc encontre algo para os preparos da comidinha, sei q o trab é árduo, mas é recompensador tmb. Então esse é o site: http://www.mundoverde.com.br/GuiaDeProduto.asp
O meu e-mail é karlagalego@hotmail.com ou karlagalego.kg@gmail.com, se tiver skype fica mais fácil nossa comunicação e talvez possamos nos ajudar nas receitas. bjão e fica com Deus!



....